blog-post-image

Em geral, as pessoas passam mais tempo no trabalho que na própria casa durante a semana. Entretanto, muitas vezes, esse lugar — que era para ser de tranquilidade e paz para que as atividades sejam devidamente exercidas — passa a ser um ambiente de trabalho tóxico, prejudicando diretamente a saúde mental dos colaboradores.

Assim, um local que afeta negativamente a vida dos funcionários pode acarretar resultados dentro e fora do meio corporativo. Isso porque a qualidade de vida dos profissionais é afetada, gerando problemas que impactam no comportamento e no psicológico. Entretanto, você sabe reconhecer sinais de um ambiente de trabalho tóxico?

Neste post, vamos explicar o que caracteriza esse tipo de ambiente, como isso afeta a saúde dos colaboradores e como o gestor de RH pode ajudar.

Confira!

Ambiente de trabalho tóxico e a saúde mental dos colaboradores

Um ambiente de trabalho tóxico pode levar a consequências graves para a saúde mental dos colaboradores. Excesso de cobrança, estresse recorrente, pressão por bons resultados e relacionamento conturbado levam a queda de rendimento e podem desencadear problemas psicológicos, como ansiedade, estresse e até depressão.

Por outro lado, as empresas sofrem com faltas e atestados médicos, além da carência de confiança das equipes, que perdem a motivação e passam a questionar as próprias capacidades. Com isso, começam a aparecer gargalos, como a queda da produtividade e a dificuldade de colaboração entre os profissionais, dificultando a criação de novas lideranças, prejudicando a reputação da empresa e elevando os custos com demissões e contratações.

Sinais de um ambiente de trabalho tóxico

Alguns sinais podem ser percebidos pelos gestores como indicadores de um ambiente de trabalho tóxico. Além dos mais óbvios relacionados a atitudes preconceituosas, por exemplo, comportamentos sutis, que vão desde práticas de injustiça até insinuações perigosas, podem colocar em risco a saúde dos colaboradores e o andamento dos trabalhos.

Veja os principais sinais de um ambiente de trabalho tóxico.

Funcionários reclamam bastante

Muitas reclamações, principalmente no início, não são diretamente levadas aos gestores. Em geral, essas queixas começam entre os colaboradores e os motivos podem ser os mais diversos, como o comportamento de outros profissionais, a pressão por bons resultados e, em casos mais graves, até situações de assédio.

Há pouco entusiasmo na equipe

Em um ambiente corporativo com pouco entusiasmo, é possível ver de longe que as pessoas não estão felizes e animadas, não interagem espontaneamente e não existe cooperação. Esse clima de insatisfação e negatividade se espalha na empresa e contamina os demais funcionários, podendo levar a um desânimo geral.

Ambiente com muita fofoca e bullying

Infelizmente, fofocas no ambiente de trabalho costumam ser normais. Contudo, essa “fofoca sem maldade” pode sair do controle e passar a ser uma boataria desmedida e invasiva, resultando em um ambiente de trabalho tóxico. É preciso que haja uma comunicação aberta entre colaboradores e gestores, para evitar comentários agressivos e maldosos. Quando o bullying atinge o local de trabalho, geralmente, isso está relacionado a desgaste psicológico, ansiedade, depressão e até casos extremos de agressão.

Colaboradores fugindo das responsabilidades

A hostilidade entre os colegas de trabalho é um dos piores tipos de toxicidades dentro do ambiente corporativo. Claro que nem todos que trabalham juntos serão melhores amigos, mas é preciso que eles executem suas tarefas colaborando com os colegas com gentileza. Por isso, ver os colaboradores fugindo de suas responsabilidades e deixando tudo na mão do colega é um sinal de insatisfação, que leva a um ambiente de trabalho tóxico.

Faltas recorrentes e injustificadas

É normal que os funcionários faltem esporadicamente para ir a um médico ou cumprir com outros compromissos pessoais. Entretanto, quando essas ausências começam a se tornar repetitivas e sem justificativa aparente, pode ser um indicativo de que aquele ambiente corporativo não está agradável e positivo para os funcionários.

Não existe conexão entre os colaboradores

Em um ambiente de trabalho tóxico, a falta de empatia é constante. Nesse clima, é mais fácil perceber quando os colaboradores se aproximam de alguém apenas para ter algo de seu interesse, sem se importar genuinamente com o outro. Fica claro que não existe conexão ou vínculo pessoal entre os que ali trabalham. Quando os funcionários se sentem parte do meio e queridos pelos colegas, automaticamente, trabalham mais animados e motivados.

Importância do papel do gestor de RH

O gestor de RH tem papel fundamental na identificação de um ambiente de trabalho tóxico. É ele quem vai avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis para melhorar o clima da empresa. Desenvolver uma cultura saudável dentro da companhia diminui o estresse e melhora a qualidade de vida dos funcionários.

Primeiro, é preciso que o gestor entenda os motivos pelos quais o ambiente de trabalho se tornou tóxico e busque alternativas para lidar com essas questões. Estabeleça um ponto de segurança para que o colaborador possa ser acolhido nos momentos de estresse. Pausas estratégicas também podem ajudar a controlar um ambiente de trabalho tóxico. Veja outras formas que os gestores podem melhorar e prevenir ambientes de trabalho tóxicos:

  • crie uma cultura organizacional em conjunto com os profissionais: dê voz aos colaboradores e os inclua na elaboração de uma nova cultura organizacional. Isso é um ótimo começo para o fim das relações tóxicas no ambiente corporativo;
  • cuide dos colaboradores mais problemáticos: os gestores devem identificar aqueles profissionais que se envolvem com mais facilidade em problemas e discussões e dar mais atenção a eles. Tente educá-los, conforme a cultura da empresa, conversando abertamente e ouvindo suas insatisfações;
  • busque despertar o melhor em cada um: é preciso tentar extrair sempre o melhor de cada colaborador, para levantar a moral e o ânimo da equipe;
  • reconheça a melhora: mesmo a mínima melhora no ambiente de trabalho deve ser reconhecida pelos gestores. É essencial reconhecer o esforço de todos os envolvidos, para valorizar o trabalho de cada um. Isso leva à satisfação profissional e ao sucesso da empresa.

Portanto, um ambiente de trabalho tóxico afeta diretamente a saúde mental dos colaboradores, podendo levar a diversas doenças, como depressão e síndrome do pânico. Por isso, as empresas precisam zelar pelos seus funcionários e fazer campanhas educativas para manter um clima leve e descontraído. Assim, os trabalhadores ficarão mais motivados no trabalho, otimizando a produtividade.

Saber identificar e combater o bullying nas empresas é essencial para garantir um ambiente de corporativo saudável. Saiba como reconhecer e o que fazer nesses casos!