blog-post-image
A ergonomia é um conceito central para qualquer empresa. Ela faz parte da Norma Regulamentadora nº 17, na qual são determinados os procedimentos mínimos de ergonomia exigidos para qualquer empresa. Mas, para além das exigências legais, também é um elemento central no que se refere à garantia de um ambiente confortável e de qualidade para os trabalhadores dentro da empresa. Mas, você sabe o que é ergonomia e quais são os objetivos desse conceito? Entende quais os benefícios que isso pode trazer para a organização e trabalhadores assim como os melhores processo para colocar a ergonomia no ambiente de trabalho em prática? Se não, está na hora de descobrir! Para saber quais são os benefícios de investir em um bom ambiente laboral e como fazer isso por meio da ergonomia, continue a leitura deste post!

O que significa ergonomia

Antes de mais nada, é importante que você tenha clareza sobre o que é ergonomia. Essa é a ciência que estuda a interação entre o ser humano e os seus meios e instrumentos de trabalho. Dessa forma, envolve o ambiente de trabalho e as condições que ele apresenta. Também envolve os equipamentos e mobiliário presente no ambiente, assim como elementos como níveis de ruído, iluminação do local de trabalho, tamanho da mesa, cadeiras e outros fatores. Na prática, a ergonomia exige que sejam analisadas as condições de trabalho e os instrumentos utilizados. Para entender melhor, para um trabalhador que atua no escritório, a ergonomia exige que sejam analisadas a altura que o monitor do computador é colocada, por exemplo, assim como a posição do teclado e mouse. Também devem ser analisadas a altura da mesa e da cadeira, assim como o conforto que elas oferecem. Dessa forma, os procedimentos ergonômicos evitam o adoecimento do colaborador ao longo do tempo, principalmente no que se refere à exposição à posições que degradam determinadas partes do corpo. Também é por meio dessa análise que é possível garantir um ambiente bem iluminado, ventilado e confortável para o trabalho.

Confira quais são os benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia, como você já deve ter percebido, é extremamente importante. E ela ainda é capaz de oferecer uma série de benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Confira agora quais são os principais deles!

Aumenta a produtividade dos funcionários

Um funcionário feliz com seu ambiente de trabalho se sentirá motivado a se empenhar pelos objetivos da empresa e, consequentemente, sua produtividade crescerá. Por outro lado, o colaborador que não tem equipamento adequado para trabalhar pode apresentar dores, problemas ocupacionais e ter uma queda significativa na sua produtividade. O desempenho dos trabalhadores afeta o funcionamento da empresa. Esse é um dos motivos que faz com que a ergonomia seja fundamental para que o colaborador se sinta confortável para exercer sua função.

Melhora a relação entre empresa e funcionário

Se a empresa demonstra interesse no bem-estar e na saúde do funcionário, o relacionamento entre ambos se torna mais agradável. O colaborador que se sente valorizado no seu local de trabalho, tem satisfação profissional e realização naquela tarefa que executa. O engajamento entre o funcionário e a empresa aumenta quando os trabalhadores contam com conforto e otimização no ambiente de trabalho.

Estimula um bom ambiente de trabalho

A ergonomia ajuda a manter um ambiente agradável entre colegas. O local otimizado, organizado e preparado para oferecer conforto ao funcionário, resulta em trabalhadores mais produtivos e satisfeitos. Isso aumenta a cooperação e o senso de coletivo, já que todos estão inseridos em um ambiente ergonômico e seguro para a saúde física e mental de cada colaborador.

Diminui o número de afastamentos

O grande número de afastamentos em empresas se deve ao funcionário que desenvolve patologias como LER/DORT, que são lesões causadas por esforço repetitivo. A ergonomia analisa e previne doenças que podem ser ocasionadas em um ambiente de trabalho, consequentemente, diminuindo o número de colaboradores afastados da empresa. Os afastamentos geram prejuízos, como a sobrecarga de outros funcionários e pagamentos de tributos em relação ao afastamento do trabalhador. Ter uma visão ergonômica reduz custos da empresa a médio e longo prazo.

Melhora a qualidade de vida do trabalhador

Quando a empresa zela pela segurança e pela saúde dos seus funcionários, ela busca oferecer um local de trabalho adequado para que o trabalhador tenha uma melhor qualidade de vida. A prevenção de acidentes no trabalho e de patologias por meio de técnicas ergonômicas demonstra que a organização valoriza seu colaborador. Ainda vale destacar que qualidade de vida envolve todos os aspectos da vida do ser humano, desde a sua moradia, trabalho, espaço de lazer e o caminho que ele leva para chegar a todos os espaços onde desenvolve essas atividades. De nada adianta o colaborador ter uma moradia relaxante se o ambiente de trabalho é estressante e o faz sentir mal. Dessa forma, como o gestor dificilmente pode influenciar na questão do lazer e da moradia, cabe à organização melhorar as condições no ambiente de trabalho, de forma a obter um colaborador mais feliz e produtivo.

Traz benefícios para a saúde

A ergonomia traz diversos benefícios à saúde, como redução do estresse e outros distúrbios de ordem do sistema nervoso. Entretanto, o benefício mais visível e sentido pelo colaborador no que tange esse aspecto é a melhora da postura e redução de dores na região lombar e da coluna, de modo quase que instantâneo à medida que as ações de ergonomia são adotadas. Com a melhora desses aspectos, diminui-se a probabilidade do colaborador adquirir Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R), o que reduz a probabilidade de gastos com licença médica e perda de produtividade por conta de afastamento do profissional, conforme já destacado.

Saiba como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios da ergonomia, é hora de entender como colocar esse conceito em prática dentro da empresa. Veja as principais disso para fazer isso de forma eficiente:

Entenda quais são os elementos a serem considerados

O primeiro passo para aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho é entender quais são os elementos que devem ser levados em consideração nesse sentido. Para isso, analise o ambiente e processos de trabalho dos colaboradores, de forma a identificar o que pode impactar nesse sentido. Para isso, considere ventilação, iluminação e ruídos do ambiente de trabalho. Analise também os meios e equipamentos utilizados pelos trabalhadores dentro da empresa, analisando computador, mesas, cadeiras e outras máquinas e equipamentos presentes no ambiente de trabalho. Também analise a postura dos trabalhadores e movimentos corporais enquanto trabalham.

Pense nos riscos e EPIs

O uso de EPIs também faz parte da ergonomia. Afinal, esse é um processo central no que se refere à proteção do time contra os riscos do ambiente de trabalho. Portanto, é importante que você analise os riscos presentes e quais são os EPIs necessários. Isso vale, inclusive, para a redução dos níveis de ruídos do ambiente. Afinal, um bom protetor auricular pode ajudar os colaboradores a trabalhar de forma mais confortável em ambientes nos quais os ruídos são intensos. Além disso, vale destacar a necessidade de buscar por EPIs adequados e confortáveis, que não incomodem ou limite os movimentos dos colaboradores. Nesse sentido, os colaboradores sejam ouvidos sobre quais EPIs sentem mais confortáveis e quais são os mais desconfortáveis. Caso seja necessário, use o EPI para entender se a demanda é válida ou não. Muitas vezes, a troca do fornecedor pode ser suficiente para melhorar a aceitação da aplicação de um mecanismo para otimizar a ergonomia.

Considere o conforto dos colaboradores

Outro elemento que deve ser levado em consideração é o nível de conforto dos colaboradores em ralação aos seus meios de trabalho. Isso porque é necessário seguir as regras da ergonomia, mas você pode ir além, investimento em meios confortáveis para os colaboradores realizarem suas atividades. As cadeiras, por exemplo, devem ser adequadas para o trabalho prolongado dos trabalhadores. Elas devem ser confortáveis e ajustáveis para que se adequem à postura e tamanho de cada um dos membros do time.

Converse com o time

Os colaboradores devem estar diretamente envolvidos em todos os processos e tomada de decisão acerca da ergonomia na empresa. Dessa forma, o primeiro passo que podemos destacar é o diálogo. Isso significa que você deve chamar a equipe para conversar de forma a identificar todos os pontos que afetam os trabalhadores, entendendo o que eles acreditam que pode ser melhorado e como fazer isso da melhor forma possível. É importante que todas as questões relativas à ergonomia, como descanso e pausas durante o expediente devem ser conversadas com os colaboradores, acordadas entre ambas as partes. Isso permite que você atenda às demandas da equipe e ainda faz despertar o sentimento de pertencimento e participação em relação à empresa. Com o sentimento de pertencimento ao processo e a noção de que aquelas ações estão sendo feitas para o beneficiar, a implementação da ergonomia tende a ter a sua chance de sucesso aumentada. Com esse texto, você entendeu mais sobre o que significa a ergonomia e quais são os benefícios que ela pode trazer para a empresa como um todo. Também entendeu como implementar a ergonomia no ambiente de trabalho, sempre em diálogo com os colaboradores e valorizando o conforto de cada um deles. Portanto, aproveite todo o conhecimento adquirido para colocar isso em prática e aproveitar as vantagens de contar com um ambiente confortável e agradável para todos! E aí, gostou do post? Que tal descobrir quais são os treinamentos de segurança e medicina do trabalho exigidos pela NR? Até a próxima!