blog-post-image

O fluxo de contratação se trata de estabelecer os processos de recrutamento, como as fases pelas quais o candidato e, posteriormente, o funcionário passará. Isso inclui o planejamento da descrição das vagas da empresa até o momento de receber a pessoa contratada no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, existe o fluxograma de admissão/recrutamento, que é o fluxo representado graficamente (desenho). O objetivo é tornar o processo de contratação mais eficiente, ao elaborar um passo a passo bem detalhado e que usa ícones e outros elementos gráficos para ilustrar a sequência das etapas com bastante clareza.

Se você quer saber como criar um, vamos dar algumas dicas com relação a isso. Além do mais, a seguir, você verá os benefícios da elaboração de um fluxo de contratação.

Acompanhe!

Quais os benefícios de criar um fluxo de contratação?

Como o fluxo de contratação mostra todo o passo a passo da admissão de novos colaboradores — o que pode incluir até mesmo os exames admissionais necessários —, ele proporciona um maior controle. Ele permite que você tenha toda uma visão clara das habilidades e das competências dos candidatos, possibilitando fazer comparações entre eles e, até mesmo, relacionando-os com os requisitos de cada vaga. Para isso, é preciso que um fluxograma tenha todos esses detalhes desenhados. Assim, ele será algo que contribuirá para a redução de erros no processo de recrutamento e contratação.

Como criar um fluxo de contratação?

Sabendo o que é fluxo de contratação e sua importância, é o momento de saber como criar um para sua empresa. Veja algumas dicas para definir os processos que serão incluídos no fluxograma.

Descreva as vagas da empresa

Analise os setores da sua empresa e identifique as vagas necessárias. A partir disso, descreva cada vaga, detalhando a responsabilidade que cada uma tem, ou seja, as funções atribuídas a cada uma delas. Isso facilitará a observação de qual candidato tem mais habilidades e competências que se encaixam nela, na hora de fazer esse comparativo no fluxograma.

Adéque o perfil de cada vaga

A etapa anterior também vai facilitar este passo aqui. Ao ter um detalhamento do que uma determinada vaga exige, fica mais fácil saber quais são as aptidões que o profissional deve ter para ocupá-la. Com base nisso, também se descomplica a tarefa de encontrar o candidato mais adequado para o cargo.

Saiba o que procura

Após definir com detalhes qual o tipo de profissional que cada vaga necessita, é hora de anunciar tudo isso para achar as pessoas adequadas. Para isso, certifique-se de colocar no anúncio as características desejadas. Com essas particularidades pré-requisitadas presentes no fluxograma, você saberá exatamente o que procurar nos currículos que receber.

Aplique testes de conhecimento específico

Isso serve para o momento no qual você já analisou os currículos e selecionou os candidatos que atendem aos requisitos da vaga. Entretanto, é bom garantir que eles realmente têm as habilidades necessárias para exercer o trabalho e isso pode ser feito por meio de testes de conhecimento. O fluxograma também ajuda no momento de mostrar aos candidatos as atribuições da vaga em questão, uma vez que você terá isso muito bem descrito previamente.

Vimos que o fluxo de contratação ajuda o profissional de RH a chegar aos melhores candidato e, assim, contratar os profissionais mais adequados para a empresa. Não deixe de pensar bem em todas as etapas, de forma que você consiga selecionar os profissionais certos ao longo do processo, sempre usando um fluxograma para ter uma visualização melhor das informações que precisa.

Gostou do post e quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.