blog-post-image

Para que o trabalhador consiga realizar as suas atividades, é importante que ele tenha aptidão mental e física. Além disso, quando a tarefa envolve riscos, é necessário garantir que a saúde do profissional não seja afetada ao longo do tempo. É aí que os exames ocupacionais entram como grandes aliados da sua empresa.

Os exames ocupacionais são procedimentos médicos que têm como objetivo a mensuração da aptidão dos colaboradores para realizar determinada tarefa. Eles são exigidos por lei, apesar de também existirem exames complementares, que podem ser importantes para garantir a saúde e a integridade física do time.

Quer saber mais sobre a importância e os tipos de exames ocupacionais? Então, continue a leitura e descubra!

O que são os exames ocupacionais?

Eles são, basicamente, exames médicos, mas a especificidade aqui é o fato de que eles têm como objetivo a garantia do bom estado de saúde do trabalhador, tanto física quanto mental, para a realização das atividades propostas pela empresa. Assim, os exames ocupacionais são uma obrigação de toda empresa, prevista e regulamentada pela NR nº 07. Eles fazem parte do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e são exigidos em determinados contextos específicos.

Alguns dos momentos nos quais o exame ocupacional é exigido é na admissão e na demissão dos colaboradores. Além disso, também é exigida a realização de exames para troca de função, volta ao trabalho após determinado tempo de afastamento e outras situações.

Quais são os exames ocupacionais obrigatórios e os complementares?

Outra questão que você precisa saber quando se fala em exames ocupacionais é o fato de que existem exames obrigatórios e complementares. Ambos os tipos são importantes para a empresa, mas eles são descritos de forma diferente na legislação.

Os exames obrigatórios são aqueles exigidos para todos os colaboradores de uma empresa. Esses são os exames admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho, entre outros. Nesse exame, o médico faz uma anamnese com o paciente e realiza alguns exames simples, como aferir a pressão e os batimentos cardíacos.

Entretanto, existem algumas situações nas quais os exames precisam ser mais complexos. Esses são os chamados exames ocupacionais complementares e não são exigidos em todos os cargos ou funções de trabalhadores CLT.

Os exames complementares são exigidos quando, por exemplo, o médico percebe alguma alteração nos dados do colaborador. Nesse caso, ele pede por outros exames para garantir que não há nenhum problema. Também, existem situações de trabalho específicas, nas quais os colaboradores estão submetidos a riscos maiores — como exposição a ruídos ou temperaturas muito altas. Nesses casos, também pode ser necessário a realização de exames complementares.

Vale destacar que, apesar do nome, os exames complementares podem ser uma obrigação legal da empresa. Isso porque, nas situações de risco ou quando há a solicitação do médico, a empresa é obrigada a realizar o exame complementar com o trabalhador.

Contudo, também é possível que você complete o PCMSO da organização com exames complementares, mesmo que não seja uma obrigação legal. Dessa forma, você aumenta a proteção dos colaboradores, garantindo que eles tenham mais acesso aos próprios dados em relação às condições de saúde.

Quais são os principais exames ocupacionais?

Agora que você já sabe o que são exames ocupacionais e os principais tipos, é hora de entender quais são eles. Os principais exames ocupacionais obrigatórios são:

  • admissional;
  • demissional;
  • de troca de função;
  • de retorno ao trabalho;
  • periódico.

Já os principais exames ocupacionais complementares são:

  • audiometria;
  • eletrocardiograma;
  • eletroencefalograma;
  • acuidade visual;
  • espirometria;
  • raio-x.

Qual a importância de investir em exames ocupacionais?

Os exames ocupacionais são extremamente importantes, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Veja agora alguns dos principais benefícios que eles podem trazer!

Garante o cumprimento da lei

Um dos principais benefícios de realizar os exames ocupacionais na empresa é o fato de que você garante que a empresa cumpre todos os requisitos legais exigidos. Dessa forma, evita maiores problemas no futuro, como processos e pendências com o fisco, assim como dá o respaldo legal para garantir que a sua empresa cuida dos colaboradores da forma como deveria.

Identifica problemas rapidamente

Pode ser que um colaborador esteja desenvolvendo um problema de saúde que, apesar de sério, ainda não apresentou sintomas. Isso pode acontecer tanto por uma situação de trabalho adversa quanto por algum outro fator, não relacionado ao trabalho.

O fato é que, quando você investe em exames ocupacionais, é capaz de identificar problemas rapidamente em relação aos colaboradores. Acometimentos da saúde que poderiam demorar para ser identificados podem ser vistos e tratados antes de maiores complicações. Isso evita uma série de acometimentos para o trabalhador, assim como agravamentos no futuro.

Mostra a eficiência das estratégias de SST

Você investe na prevenção de riscos dentro da empresa. Se o ambiente é ruidoso, por exemplo, é necessário investir em EPIs que protejam o aparelho auditivo dos colaboradores, de forma a evitar problemas e adoecimentos no futuro.

Nesse aspecto, os exames ocupacionais também pode ser grandes aliados. Afinal, você é capaz de identificar se os EPIs ou outros equipamentos usados são eficientes no que se refere à proteção dos colaboradores. Afinal, caso eles estejam funcionando perfeitamente, pode-se identificar nos exames que não há alterações na saúde do colaborador, o que comprova a eficiência das estratégias.

Gera consciência sobre o próprio estado de saúde

Por fim, vale lembrar de que nem sempre os colaboradores têm a oportunidade de realizar baterias de exames para entender o estado da sua própria saúde. Entretanto, esse processo é importante para que eles entendam se está tudo bem ou se tem alguma área que precisa de maiores cuidados.

Portanto, quando você investe em exames ocupacionais, principalmente os complementares, extrapolando apenas o que é exigido por lei, abre portas para que eles tenham esse tipo de cuidado. Eles podem realizar os exames e ganhar consciência sobre a melhor forma de cuidar da própria saúde, para evitar adoecimentos no futuro, inclusive os não relacionados ao trabalho.

Como você pôde perceber, os exames ocupacionais são importantes para a empresa e os colaboradores. Afinal, além de ser uma obrigação legal da sua organização, eles também ajudam o time a ganhar mais consciência sobre o seu estado de saúde e garante que todos os cuidados de SST são implementados.

A KF Medicina é referência em SST, oferecendo todo o suporte para o cuidado com os colaboradores, incluindo a realização de exames ocupacionais. Então, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça mais sobre as nossas soluções!