blog-post-image

SST — sigla para Saúde e Segurança no Trabalho — se trata de um conjunto de medidas, normas e procedimentos que visam reduzir as ocorrências de acidentes de trabalho, bem como de doenças ocupacionais. As ações de SST também protegem a integridade física e mental, além da capacidade de trabalho do colaborador, e são exigidas pela lei às empresas e aos funcionários.

Assim, a “saúde no trabalho” se refere às precauções contra possíveis doenças provindas de alguma função e a “segurança no trabalho” diz respeito às prevenções de acidentes que podem ocorrer no ambiente laboral. Como principal documento da área de SST, temos as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho. É importante que as empresas estejam atentas a essa legislação para evitar multas e é aí que o treinamento SST entra.

Se você quer adotá-lo na sua empresa, não deixe de conferir este artigo para saber como escolher o ideal. Acompanhe!

O que é um treinamento SST?

Primeiramente, temos o Treinamento de Integração ou treinamento admissional em segurança do trabalho, que visa apresentar os aspectos de SST aos novos colaboradores, já que são pontos que eles devem observar em todos os setores e funções da empresa. Essa medida não está entre as obrigatórias pela lei, mas é importante para atender a outros requisitos exigidos legalmente.

Para exemplificar isso, podemos citar a NR 1 e a NR 9, que falam que o empregador, ou seja, a empresa deve informar aos colaboradores os possíveis riscos provindos dos ambientes de trabalho (antes mesmo de eles serem expostos a isso) e explicar quais são as medidas para prevenir doenças e acidentes. Nesse treinamento introdutório serão abordados temas como os riscos ambientais, bem como as medidas de proteção coletivas e individuais (EPIs).

Contudo, além disso, há outros treinamentos exigidos por lei e determinados pelas NRs citadas, como os que dizem respeito à CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (NR 5) e ao PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR 7), no qual estão incluídos ensinamentos de primeiros socorros para os trabalhadores, por exemplo.

Esses dois são obrigatórios para todas as empresas, porém, há outros que são exigidos especificamente para determinados ramos. Veja:

  • Treinamento para o uso de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI) (NR 6);
  • Treinamento para Segurança em Instalações e Serviços Elétricos (NR 10);
  • Treinamento para Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR 11);
  • Treinamento de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR 12);
  • Treinamento para Caldeira, Vasos de Pressão e Tubulação (NR 13);
  • Treinamento para Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (NR 18);
  • Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (NR 20);
  • Treinamento para Proteção Contra Incêndios (NR 23);
  • Treinamento para Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados (NR 33);
  • Treinamento para Trabalhos em Altura (NR 35);
  • Treinamento para Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados (NR 36).

O que considerar na hora de escolher o treinamento SST ideal para a empresa?

Agora que você já sabe quais são os treinamentos obrigatórios e sua importância, é hora de entender como escolher uma empresa de SST da forma correta para fazer tais treinamentos, já que o ideal é que eles sejam ministrados por profissionais da área.

Veja, a seguir, o que considerar no momento da decisão.

Tempo de experiência

Como em qualquer outra pesquisa, de qualquer outro serviço ou produto que você cogite adquirir, um dos principais aspectos a se checar é o tempo de experiência das empresas que você encontrou. Isso porque quanto mais tempo no mercado, mais clientes já passaram por ela e mais opiniões você consegue achar, para ver se ela faz um bom trabalho ou não.

Além disso, o tempo de atuação da empresa mostrará a prática que a equipe dela tem e, com profissionais experientes, as chances de o treinamento SST ser efetivo na sua organização são maiores.

Serviços ofertados

Outro aspecto super importante. Sempre veja o site da empresa para verificar quais são os serviços ofertados. Normalmente, ela deve dispor de uma lista dos treinamentos disponíveis e, inclusive, há empresas que oferecem serviços além do treinamento, como exames necessários para atender à legislação de SST, entre outros. Assim, você conseguirá ver do que mais precisa no momento e fazer sua escolha de empresa de SST.

Infraestrutura oferecida

A infraestrutura oferecida pela empresa de Saúde e Segurança do Trabalho é importante porque diz respeito aos lugares onde ocorrerão os treinamentos SST. Nesse caso, se for possível, é interessante fazer uma visita ao ambiente, para poder verificar se ele é adequado e se corresponde aos objetivos da sua organização.

Qualificação da equipe

Esse é um dos pontos mais importantes, já que todos os serviços que a empresa oferece dependem do conhecimento e da experiência da equipe contratada por ela. Um profissional qualificado em Saúde e Segurança do Trabalho é aquele que tem especialização na área, que sabe exatamente como implementar as medidas exigidas por lei, além de ter os conhecimentos teóricos, como sobre os riscos ambientais e ocupacionais. É bom checar se a empresa de SST que você considera atende a esse requisito básico.

Quais as vantagens de contar com a KF Medicina?

A KF Medicina oferece os seguintes cursos e treinamentos para ajudar sua empresa a se adequar às legislações:

  • CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;
  • PCMSO — Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • PPRA — Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • PCA — Programa de Conservação Auditiva;
  • PCMAT — Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho;
  • PPR — Programa de Proteção Respiratória;
  • PGR — Programa de Gerenciamento de Riscos;
  • PPP — Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Além disso, somos uma das empresas que também disponibilizam outros serviços, como exames (Acuidade Visual, Audiometria, Eletrocardiograma (ECG), Eletroencefalograma (EEG), Espirometria e Raios-X) e coletas de sangue, urina e fezes.

Agora, você já sabe quais são os principais pontos a se considerar na hora de escolher um treinamento SST para sua empresa. Lembre-se de que esse processo de contratação deve ser feito com cautela e a comunicação entre as duas partes tem que ser muito clara, de forma a alinhar as expectativas e encontrar as medidas que mais serão adequadas para sua empresa.

Este artigo ajudou você a tirar alguma dúvida sua? Se sim, curta nossa página no Facebook e sempre receba todas as nossas dicas no seu feed!