blog-post-image

O absenteísmo — ausência do colaborador, seja por falta, seja por atraso — é um grande problema para as organizações. Afinal, além de lesar o fluxo de atividades, isso também pode gerar sobrecarga nos outros membros do grupo e, inclusive, prejudicar o clima organizacional como um todo.

Dessa forma, investir em estratégias eficientes para diminuir o absenteísmo é essencial para a sua empresa. Diante das múltiplas causas que esse problema pode ter dentro do seu negócio — como desmotivação, dificuldades com a gestão, falhas de comunicação e outros —, você sabe qual a melhor forma de fazer isso? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e veja boas práticas para diminuir o absenteísmo no ambiente de trabalho!

Converse com os colaboradores

Antes de investir em qualquer estratégia para diminuir o absenteísmo, é essencial que você tenha consciência sobre quais são as principais causas desse problema. Afinal, dessa forma, você é capaz de entender quais os pontos de atenção que devem ser modificados para que os colaboradores não faltem ou não se atrasem para as suas atividades.

Para isso, é importante conversar com os profissionais. Chame cada um deles separadamente ou, até mesmo, em grupos, e incentive o time a contar quais são os principais problemas que eles veem no ambiente de trabalho.

Crie um ambiente seguro para que eles compartilhem opiniões sinceras, sabendo que não serão punidos pelo que falarem nesse momento. A partir disso, você tem em mãos uma lista de problemas encontrados pela equipe, que podem estar gerando o absenteísmo. Isso dá um norte sobre quais as principais estratégias que devem ser utilizadas para combater essa situação.

Aposte em feedbacks constantes

Muitas vezes, o absenteísmo está relacionado a uma falta de motivação e engajamento com o trabalho. Nem todas as faltas têm essa causa, mas, quando isso se torna frequente, pode estar relacionado aos níveis de incentivo aos colaboradores.

Para combater esse problema, os feedbacks constantes podem ser grandes aliados. Portanto, implemente essa cultura na sua empresa, estimulando e capacitando os profissionais a dar e receber retornos. Para isso, você pode ensinar técnicas de feedback e instruir a equipe sobre a melhor forma de lidar com esse processo no momento de recebê-lo.

Ter um momento, em todas as reuniões, para que todos falem livremente também pode ser uma ótima forma de fortalecer essa cultura. Com isso, você mostra abertura para entender os pontos críticos da empresa na visão dos colaboradores, e é capaz de monitorar a situação para investir em melhorias constantes.

Realize treinamentos

Contar com um time altamente capacitado é uma ótima forma de melhorar os resultados da sua empresa e, inclusive, a lucratividade e o sucesso da organização. Porém, isso também pode ser importante para a motivação dos colaboradores. Afinal, quando eles se sentem mais capacitados para realizar as suas atividades, permanecem mais engajados e motivados.

Dessa forma, oferecer treinamentos constantes pode ser uma ótima forma de melhorar esse elemento dentro da empresa e, consequentemente, reduzir o absenteísmo. Existem situações nas quais os colaboradores faltam por não se sentirem confortáveis para realizar determinada atividade, sendo que a capacitação pode solucionar esse problema rapidamente.

Para realizar o treinamento da melhor forma possível, é essencial que você, em primeiro lugar, mapeie as competências do seu time. Isso significa que você deve entender quais são os principais aspectos necessários para a realização das atividades e quais são aqueles que cada um dos colaboradores precisa desenvolver. A partir disso, busque os treinamentos mais adequados de acordo com a situação identificada.

Revise a sua organização do trabalho

Você já parou para pensar que os colaboradores da sua empresa podem estar faltando por se sentir muito sobrecarregados? Além disso, pode ser que as faltas estejam relacionadas a questões de saúde física ou mental, que poderiam ser evitadas com uma nova organização do trabalho e das atividades dentro da empresa.

Portanto, revisar a forma como os processos são realizados pode ser uma ótima forma de combater o absenteísmo. Afinal, quando o trabalho se torna mais adequado às competências e capacidades dos seus colaboradores, é possível evitar uma série de problemas que poderiam levar ao absenteísmo.

Para isso, você pode conversar com a equipe para descobrir como o trabalho pode ser modificado, de forma a se tornar mais agradável para a equipe. Tente entender se há sobrecarga e, caso identifique esse problema, busque meios de solucioná-lo.

Você pode, por exemplo, contratar mais membros para determinado time ou retirar processos desnecessários. Com isso, é possível reduzir o absenteísmo.

Combata o assédio

Outra grande causa de absenteísmo é o assédio dentro da empresa. Afinal, quando há intimidação por parte de um colega ou líder, os colaboradores evitam ir ao local de trabalho para, dessa forma, escapar dessa violência e da situação adversa que estão vivenciando.

Dessa forma, combater o assédio é essencial, tanto para garantir um ambiente de trabalho saudável quanto para evitar o absenteísmo. Para isso, é necessário identificar o problema. Isso é possível quando você investe em um ambiente seguro, no qual os colaboradores se sentem livres e acolhidos para relatar situações desse tipo. Afinal, muitas vezes, o assédio acontece de forma velada, sem que as pessoas ao redor se deem conta dele.

Invista em medidas rígidas de combate. Entenda como está acontecendo o assédio e o que pode ser feito, de acordo com o que foi identificado. Pode ser, inclusive, necessário desligar o colaborador que está causando o constrangimento e, se você perceber essa necessidade, não hesite em concretizá-la para proteger o resto do time.

Como você pode ver, investir em meios para diminuir o absenteísmo é essencial para qualquer organização. Afinal, isso melhora o clima do ambiente de trabalho e os resultados do seu time, sendo importante para o sucesso da empresa.

O cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores pode ser um grande aliado nesse aspecto, assim como as outras ações e dicas deste artigo. Identifique as causas do absenteísmo e comece, agora mesmo, a colocar as nossas estratégias em prática!

Quer ficar por dentro da das atualizações da KF Medicina? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook, agora mesmo!