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Investir na saúde do trabalhador é um fator primordial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, um funcionário que vê que a organização cuida dele fica mais motivado para trabalhar, consequentemente, aumenta sua produtividade e a lucratividade da empresa.

Diante disso, é essencial que a organização invista na chamada qualidade de vida no trabalho, (QVT) para não apenas proporcionar mais saúde ao seu colaborador, como também aumentar seus lucros e a motivação da sua equipe.

E uma ferramenta que ajudará sua empresa a melhorar a saúde do trabalhador é a análise ergonômica do trabalho, também conhecida como AET. Conheça mais sobre essa ferramenta neste post, descubra seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa.

O que é análise ergonômica do trabalho (AET)

A AET é uma ferramenta que permite coletar dados a respeito das condições de trabalho em relação às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a fim de proporcionar o máximo de conforto e segurança, além de desempenho eficiente.

Logo, a análise considerará aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de serviço e à própria organização do trabalho.

Também é importante ressaltar que a AET é diferente do laudo ergonômico.

A AET é uma análise que gera um diagnóstico. Nesse documento estão todas as investigações realizadas no local de trabalho e os apontamentos de melhorias a serem realizadas.

É com base nele que a empresa traçará estratégias para a promoção de qualidade de vida no ambiente laboral.

Já o laudo ergonômico é solicitado especificamente por um juiz para verificar se a empresa possui boas condições de trabalho. Logo, ele surge apenas em casos de litígio, já a AET deve ser rotineira.

Análise Ergonômica do Trabalho e a NR 17

Para uma maior proteção da saúde do trabalhador, em 1978, foram aprovadas as normas regulamentadoras pela Medicina Ocupacional do Ministério do Trabalho, as chamadas NR's.

Uma delas é a NR17, conhecida como lei da ergonomia. Ela trata das condições do local de trabalho para evitar doenças laborais, a fim de promover qualidade de vida, segurança, saúde e bem-estar.

Os aspectos gerais da NR 17 são:

  • levantamento e transporte individuais de carga/materiais;
  • mobílias e equipamentos dos postos de trabalho; 
  • condições ambientais de trabalho;
  • organização do trabalho;
  • trabalho dos operadores de checkout;
  • trabalho em teleatendimento/telemarketing.

Essa norma está intimamente relacionada à análise ergonômica do trabalho, pois a AET é o instrumento de diagnóstico da ergonomia e, em conjunto com a NR17, norteará as estratégias de mudança na empresa para uma melhor qualidade de vida do funcionário.

A AET, por meio de seu diagnóstico ergonômico, mostrará os problemas encontrados, e a organização, com base na NR17, buscará as melhores soluções para eles.

Quem deve elaborar a AET?

A NR17 é silente sobre isso, o que gera confusão. No entanto, é importante que um profissional habilitado em ergonomia faça a análise, como médicos, fisioterapeutas, engenheiros de segurança do trabalho e educadores físicos.

Quais empresas devem realizar a AET?

Conforme as leis trabalhistas, todas as empresas que realizem trabalhos físicos, manuais ou que exerçam ocupações que causem esforço repetitivo devem realizar a análise ergonômica do trabalho.

Maiores benefícios da AET

Aumento do bem-estar dos funcionários

Como falamos, por meio da AET, são identificadas as melhorias que a empresa precisa fazer a fim de promover qualidade de vida no trabalho (QVT). Com essa atitude, a organização fornece um aumento do bem-estar de seus funcionários.

Ganho de produtividade

O aumento da produtividade ocorre porque as pessoas tendem a se dedicar mais às atividades quando se sentem acolhidas e valorizadas em seu ambiente de trabalho. Além disso, como elas estão mais relaxadas devido à QVT, ficam mais motivadas e, consequentemente, há o ganho de produtividade.

Redução do estresse

É sabido que pessoas estressadas e que vivem em um ambiente de trabalho negativo possuem maior probabilidade de desenvolver doenças mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout.

O convívio em lugares assim também interfere na saúde por meio dos problemas de ergonomia, ocasionando males como dores na coluna, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) relacionada ao trabalho.

Dessa forma, um ambiente laboral acolhedor e focado na saúde do seu funcionário contribui com a qualidade de vida no trabalho por meio das análises feitas com a AET, além de colaborar com a redução do estresse.

Redução nos custos

A redução do estresse está intimamente relacionada com a diminuição dos custos da empresa. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, as doenças elencadas no tópico anterior trarão custos à empresa, pois são males que causam o afastamento do colaborador.

Muitos precisam solicitar licença para tratamento de saúde, e isso gera gastos para a organização, que continuará pagando o salário sem ter a força de trabalho do funcionário.

Esses custos podem ser evitados por meio da análise ergonômica do trabalho, já que com ela a organização pode identificar esses riscos à saúde e promover melhorias no ambiente laboral.

Essa atitude traz não só a prevenção a esses males, colaborando com a saúde do funcionário e promovendo economia para a empresa.

Prevenção de doenças laborais

Como relatado no tópico anterior, uma boa AET é capaz de prevenir doenças laborais por meio de melhorias na ergonomia, o que aumenta o bem-estar, além de trazer benefícios à saúde mental por conta da promoção da qualidade de vida no trabalho.

Esses benefícios ocorrem porque o colaborador se sente valorizado, isso contribui para uma cultura organizacional mais acolhedora e motivadora. Por meio dessas medidas de prevenção, a empresa garante o bem-estar dos seus funcionários, reduzindo seus custos com doenças laborais.

Diminuição de erros no trabalho

Um ambiente profissional negativo influencia na qualidade de vida dos funcionários. Por esse motivo, é primordial que a QVT seja promovida na empresa, com o intuito de reduzir o estresse.

A diminuição de fatores estressantes também reduz os erros no trabalho. Afinal, uma pessoa que atua em um ambiente tranquilo, que visa sua qualidade de vida, trabalha mais focada, e isso promove a redução de erros em suas atividades laborais.

Depois de tudo que falamos, além de aprender sobre análise ergonômica do trabalho, você também pôde notar a importância que a ergonomia no ambiente laboral tem para a saúde do trabalhador. Portanto, não deixe de conferir nosso post sobre o assunto. Nele, você encontrará informações que somarão ao que você aprendeu aqui.