blog-post-image

É sabido que, em um mundo com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas inseridas nele buscam fazer o máximo possível para se destacar. Um caminho para isso é aumentar sua produtividade, elevando seus lucros e reduzindo seus custos. Mas como fazer isso? Fazendo com que o trabalhador produza mais em menos tempo!

E, para esse objetivo ser atingido, é fundamental que a empresa invista na saúde do seu colaborador, afinal, um funcionário saudável e acolhido pela organização em que trabalha se sente motivado a entregar um resultado melhor, consequentemente, produzindo mais.

Neste post, você conhecerá a assessoria em saúde ocupacional, um serviço que auxiliará sua empresa a investir na saúde de seus funcionários, superando, assim, os desafios da saúde ocupacional no Brasil. Acompanhe!

O que é saúde ocupacional?

Antes de falar especificamente sobre a assessoria, é importante que você entenda o que é saúde ocupacional e por que investir nela.

A saúde ocupacional está relacionada com os cuidados que a empresa deve ter com os funcionários a fim de prevenir que eles sofram de algum mal adquirido no exercício de seu trabalho, além de ser responsável pelos exames admissionais e demissionais da instituição. Um médico especializado em saúde do trabalho é o responsável por lidar com essa área da saúde.

A saúde ocupacional, por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é obrigatória em todas as empresas, independentemente do número de funcionários e do ramo de atividade, conforme entendimento da Norma Regulamentadora 7 (NR-7).

7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

Quais são os desafios da saúde ocupacional no Brasil?

Embora a saúde do trabalhador seja de extrema importância, essa área ainda enfrenta desafios no Brasil. Conheça alguns deles.

Ausência de uma cultura de saúde ocupacional

A saúde ocupacional enfrenta resistência não apenas no setor privado, mas também no governamental. Enquanto no privado as empresas se recusam a investir na área, no setor público há diferenças de entendimento, e até mesmo há ausência de dispositivos normativos no Executivo, Legislativo e Judiciário. Ou seja, a falta de uma cultura de saúde ocupacional prejudica a evolução dessa área.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Embora a DORT seja uma doença ocupacional amplamente conhecida, assim como suas formas de prevenção também são divulgadas, ainda é um desafio conscientizar os trabalhadores e as empresas a respeito dessa enfermidade.

A dificuldade ocorre porque no início dos sintomas de desgaste por esforço repetitivo (a DORT é o novo nome da famosa LER) tanto os funcionários quanto as empresas não querem lidar com o afastamento do trabalho, dessa forma, os sintomas se agravam e evoluem pra tendinites, mialgias, lombalgias etc.

Falta de conscientização

Esse desafio está relacionado ao anterior porque o colaborador com DORT ou outra doença ocupacional não conseguirá mais trabalhar e a empresa terá que lidar com custos de afastamentos por doença.

Isso aconteceria menos se a empresa investisse em treinamentos sobre saúde e segurança no trabalho. É preciso ocorrer a conscientização de aplicar a saúde laboral para prevenir as enfermidades ocupacionais.

Qual é a diferença entre saúde do trabalho e saúde ocupacional?

É importante também falarmos da diferença da saúde do trabalho para a ocupacional. A primeira foi criada na época da Revolução Industrial e objetivava cuidar da saúde do trabalhador, protegendo-o de riscos que pudessem comprometer a atividade executada na empresa. Logo, era focada no adoecimento do colaborador, apenas no sintoma do mal, e não em sua origem.

Já a saúde ocupacional é multidisciplinar. Ela visa não apenas à saúde física, mas também o bem-estar mental e social, promovendo qualidade de vida no trabalho. A intervenção aqui ocorre também no ambiente laboral, atuando não apenas no sintoma da doença, mas em sua raiz.

Qual a importância da assessoria em saúde ocupacional?

Como vimos, por conta da importância que essa área da saúde tem, tornou-se obrigatória a execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que possui o intuito de promover e preservar a saúde ocupacional. Além disso, a NR-7 determina que o empregador é o responsável por essa execução.

7.3.1. Compete ao empregador:
a) garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia;
b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;
c) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SES0MT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO;
d) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO;
e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

Diante do que falamos, você percebeu que os cuidados com a saúde ocupacional estão relacionados à qualidade de vida no trabalho, a fim de propiciar bem-estar físico e emocional para os colaboradores.

Afinal, um funcionário que atua em um ambiente agradável tem maior motivação para entregar melhores resultados. Dessa forma, a saúde ocupacional é importante não só para o trabalhador, mas também para a empresa, já que maior motivação gera maior produtividade.

Assim, torna-se primordial que a organização atue corretamente, obedecendo as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho. Para tanto, a empresa pode contar com a assessoria em saúde ocupacional, que auxiliará na resolução e adequação da empresa à NR.

A KF Medicina do Trabalho presta um serviço de consultoria que pode ajudar você a zelar pela saúde ocupacional de seus funcionários. Por meio de cursos, palestras e textos informativos, abordaremos junto à sua empresa todas as informações necessárias para orientação do PCMSO, além de desenvolvê-lo adequadamente para que seus colaboradores tenham dimensão da importância e responsabilidade da segurança no trabalho.

Interessou-se pelo assunto? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Ficaremos felizes em ajudá-lo!