Durante toda a existência da humanidade, muitas doenças já foram erradicadas no Brasil e no mundo, mas ainda existem aquelas que podem acometer pessoas de todas as idades, levando a sérias consequências, inclusive à morte. Para evitar e diminuir esses casos, muitas empresas realizam ações educativas e campanhas de prevenção. No entanto, você sabia que é possível realizar uma solicitação de vacina para funcionários?
O Brasil tem o Plano Nacional de Imunização (PNI) que gerencia e organiza a política nacional de vacinação, ajudando no controle, eliminação ou erradicação de doenças e melhorando a expectativa de vida da população. Assim, para imunizar os colaboradores, a empresa pode solicitar o serviço de vacinação.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, leia este post até o final e confira mais sobre a importância da vacinação nas empresas e quais os benefícios dessa ação para os funcionários. Acompanhe e boa leitura!
A importância de vacinar os funcionários
Existem muitos casos em que somente a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir determinadas doenças. Um dos objetivos do cronograma de vacinação dos adultos é servir de base para orientar e atualizar as vacinas de doenças que podem ser prevenidas, como sarampo, meningite, tétano, hepatites A e B e a gripe. Uma das vacinas mais importantes de serem aplicadas nos trabalhadores é a da gripe.
Isso porque essa doença é transmitida por meio de secreções que podem ser eliminadas pelas vias respiratórias e têm um alto potencial de contaminação e propagação nos ambientes corporativos. Por isso, vacinar os funcionários é uma forma de as empresas realizarem o controle das doenças infecciosas, evitando a redução da mão de obra e comprometimento da produtividade.
Benefícios de vacinar os funcionários
A vacinação nas empresas é fundamental para evitar que os colaboradores faltem ao trabalho. Além disso, existem inúmeras outras vantagens de vacinar os funcionários, como controlar a propagação de doenças infecciosas em lugares fechados.
Ao realizar esse procedimento, as empresas previnem de forma prática e eficaz esse cenário. Veja outros benefícios.
Reduzir a proliferação de doenças altamente transmissíveis
Vacinar os funcionários é também algo muito benéfico para toda a sociedade, pois ajuda a reduzir a proliferação de doenças não só no ambiente corporativo, mas também na comunidade por onde transitam os colaboradores. Além disso, é possível evitar a contaminação de clientes e parceiros que atuam diretamente com os trabalhadores.
Não prejudicar a produtividade e saúde do funcionário
Quando estamos resfriados, por exemplo, é normal que nos sintamos mais cansados, indispostos, além daquela sensação de mal-estar causada pela doença. Assim, é bastante desgastante trabalhar nessas condições e isso faz com que o colaborador não consiga executar bem a sua tarefa, prejudicando sua produtividade.
Combater doenças relacionadas diretamente às condições de trabalho
Existem algumas profissões que expõem o colaborador a maiores riscos de contaminação de determinadas doenças. Um exemplo são aqueles funcionários que viajam a trabalho para regiões de alto risco de contrair complicações, como a febre-amarela. Nesses casos, é importante proteger a saúde do profissional com a aplicação da vacina mais adequada.
Solicitando vacinas para os funcionários
Para realizar a vacinação no ambiente corporativo, a empresa pode verificar a disponibilidade do serviço junto ao plano de saúde que atende seus colaboradores ou contratar uma empresa especializada em vacina corporativa. Imunizar os funcionários é diminuir os riscos de problemas de saúde e promover o bem-estar de todos.
Portanto, cuidar da saúde dos trabalhadores é papel fundamental das empresas para prevenir e reduzir doenças infecciosas e suas formas graves. Além disso, a vacinação é uma forma de as instituições promoveram a saúde dos seus colaboradores, da empresa e da sociedade em um todo.
Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba periodicamente conteúdos gratuitos!