A saúde do trabalhador tem sido pauta importante nos últimos anos, obrigando as empresas a repensarem sobre o uso de equipamentos de prevenção e futuros problemas do funcionário. Tudo isso por causa das doenças laborais, que podem, no longo prazo, deixar o colaborador impossibilitado de desenvolver suas ações.
Em alguns trabalhos, nos quais ocorre contato direto com poeira, cimento e argamassa, por exemplo, há prejuízo à saúde do trabalhador. Isso porque esses resíduos acabam sendo inalados em um ritmo frequente, causando, com o passar do tempo, doenças respiratórias, como a pneumoconiose.
Neste post, você entenderá o que é essa doença, quais seus sintomas e como preveni-los. Acompanhe!
O que é pneumoconiose?
A pneumoconiose nada mais é do que uma enfermidade ocupacional causada quando há a inalação de pó mineral. Ela pode afetar diretamente os pulmões, uma vez que nosso sistema imunológico não consegue combater substâncias tóxicas de forma eficiente. Isso, em longo prazo, acaba gerando problemas graves de saúde.
A doença se prolifera de maneira lenta e promissora, pois atua inflamando os pulmões e pode evoluir para uma fibrose. A enfermidade não atua de forma isolada. É, na verdade, um conjunto de doenças que podem apresentar os mesmos sintomas.
Tipos de pneumoconiose
O que diferencia cada tipo de pneumoconiose é o pó ou a substância inalada que vai gerar transtorno ao organismo humano. Veja os principais tipos.
Silicose
É causado graças a um tipo de poeira específica, nesse caso, a sílica. Afeta indivíduos que trabalham diretamente com esse tipo de material, geralmente encontrado em pedreiras, cerâmicas, construção de túneis, entre outros.
Antracose
Afeta trabalhadores que inalam poeira de carvão em excesso, que se aloja no pulmão e dá a ele o nome usual de pulmão negro.
Beriliose
Consequência da inalação de pó ou gases de berílio. Atinge principalmente quem trabalha na indústria aeroespacial ou mora perto de refinarias desse elemento.
Bissinose
Caracterizada pela inalação de poeira de fibra de algodão, linho ou cânhamo. Atinge diretamente as pessoas que trabalham no processamento e manuseio do algodão, por exemplo.
Siderose
Acontece a partir da inalação de poeira em que há partículas de ferro. Muito comum em ambientes de soldagem, metalúrgicas, entre outros lugares de uso contínuo desse elemento.
Sintomas da pneumoconiose
No começo, a pneumoconiose pode não apresentar sintomas, todavia, quando eles aparecem, são geralmente caracterizados com tosse seca, falta de ar durante exercícios físicos e chiado no peito.
Nos casos graves em que a doença se torna uma fibrose pulmonar, pode haver falta de ar mais forte. Quando isso ocorre, as unhas e os lábios do paciente chegam a apresentar coloração azulada. Em alguns estágios avançados, também há sinais de inchaço nas pernas e pés, que podem indicar problemas cardíacos.
Em casos de pneumoconiose causados pela inalação por poeira de metais duros, há outros sintomas que devem ser avaliados. O paciente deve estar atento a sinais de fadiga, tosse seca, dispneia, dor, febre e perda de peso.
Outro fator determinante para o agravamento da doença é o uso de tabaco, que já tem a função exclusiva de prejudicar os pulmões, mas, quando está aliado à exposição contínua com pó e substâncias tóxicas, torna-se bem mais rápido o aparecimento de doenças ocupacionais como essa.
Pneumoconiose e outras doenças respiratórias
É importante ressaltar que há tipos de pneumoconiose que são muito semelhantes aos de outras doenças respiratórias, como a rinite, a asma ou a sinusite.
A principal diferença entre elas é que facilmente são curadas com algum tipo de medicação, seja antibióticos ou bombas de ar. Até mesmo a limpeza em cômodos da casa que acumulem poeira, principal causadora desse tipo de problema, podem ajudar a resolvê-lo.
Quando são tomadas essas medidas, sintomas como coriza, tosse e falta de ar causados pela alergia ou pela asma são facilmente contornados, e o paciente pode viver uma vida normal, sem medo de o pulmão ser atacado de forma agressiva, como no caso da pneumoconiose.
Trabalhadores que atuam em áreas de contato progressivo com substâncias nocivas à saúde devem ter prioridade nesse tipo de diagnóstico, inviabilizando as outras doenças que também comprometem o sistema respiratório, mas são causadas por outros agentes que nada tem a ver com o local de trabalho ou o manuseio de ferramentas que possam prejudicar a saúde do paciente.
Estar em local em que constantemente se tem contato com pó e substâncias tóxicas faz do indivíduo o primeiro e principal grupo de risco para a pneumoconiose.
Prevenção da pneumoconiose
Essa doença quase sempre pode ser evitada, basta ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto. Tanto o trabalhador como o empregador devem estar atentos às causas dessa enfermidade para traçar maneiras de diminuir os riscos.
Uma das formas de fazer isso é reduzir a exposição às poeiras minerais e usar equipamentos de proteção. Logo, é de suma importância que as empresas adquiram EPI’s (equipamentos de proteção individual) e reduzam a carga horária do empregado, para amenizar o tempo de exposição aos metais perigosos. Além disso, os trabalhadores devem usar obrigatoriamente os equipamentos de proteção, obedecendo as medidas de segurança.
As empresas podem atuar também tomando alguns cuidados de higiene com o local de trabalho, que funcionam de maneira preventiva, tais como:
- umidificação do ambiente;
- lavagem do piso e paredes;
- ventilação e exaustão adequadas;
- ações educativas;
- exames periódicos para a detecção das doenças em estágio ainda não avançado.
Não se trata apenas de uma prevenção casual ou de fachada, é importante que ambas as partes reconheçam a doença como algo grave e que pode atrapalhar não só a produção, mas também a vida do trabalhador, que estará comprometida de forma grave, tornando-o incapaz de exercer as funções dentro da empresa. Traçar um plano estratégico e colocar as medidas em prática é primordial para erradicar a doença.
A prevenção é o melhor tratamento para o trabalhador nesse caso, visto que é uma enfermidade que depende exclusivamente da atenção que é dada a ela. A KF Medicina atua justamente a partir dessa premissa, realizando um serviço de prevenção de doenças ocupacionais e atendendo a essa demanda de forma fiel e responsável.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco para maiores explicações.