Quando muitas pessoas convivem em um mesmo ambiente, principalmente se existe uma relação hierárquica nessa convivência, é possível que ocorra assédio moral. Essa é uma prática que traz diversos problemas para a empresa. Além de afetar as pessoas envolvidas na situação de assédio, ela pode impactar todo o ambiente de trabalho.
Visto que evitar o assédio moral em seu negócio é fundamental para garantir um bom funcionamento do empreendimento, elaboramos o texto a seguir para ajudar você a compreender melhor o que é assédio moral, como ele acontece e quais práticas sua empresa pode tomar para evitar esse problema. Acompanhe!
O que é assédio moral?
De maneira geral, o assédio moral ocorre quanto determinada pessoa é exposta a situações constrangedoras e humilhantes, geralmente de forma repetitiva e prolongada. No Brasil, está em tramitação o Projeto de Lei 4742/01, que dispõe sobre o crime de assédio moral.
De acordo com o texto, é considerado assédio moral no trabalho: “desqualificar reiteradamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico ou laboral”. Ou seja, atitudes ou palavras que menosprezem ou humilhem um subordinado no exercício de sua função serão consideradas crimes.
Como essa prática prejudica a empresa?
O assédio moral faz mal para todo o funcionamento do ambiente de trabalho. A humilhação repetitiva compromete a saúde mental do trabalhador, sua identidade e também sua relação com os demais colegas de trabalho. Essa situação pode impedir a atividade laboral, gerando demissões ou, em casos mais severos, até mesmo a morte.
Para a empresa, além de poder acarretar indenizações e processos, esse tipo de prática prejudica o ambiente de trabalho e a produtividade. Quem sofre o assédio pode desenvolver os problemas citados, e quem presencia as agressões e convive no ambiente de assédio também é afetado, gerando mal estar e prejudicando os laços de colaboração. Isso afeta a motivação dos trabalhadores, o que resulta em perda de produtividade e de qualidade no serviço.
Como evitar o assédio moral?
Com algumas medidas, é possível criar na empresa um ambiente saudável que evite a prática de assédio moral. A seguir listamos algumas dessas práticas.
Conscientize os funcionários
O primeiro passo é fazer com que seus colaboradores saibam o que é assédio moral. A partir do momento em que eles compreendem como funciona essa violência, poderão ficar atentos caso aconteça com eles ou com algum colega de trabalho. Uma boa dica é promover reuniões e discussões que possam educar a equipe sobre essa realidade.
Capacite as lideranças de cada setor
Infelizmente, é comum que o assediador ocupe uma posição de liderança, já que a hierarquia, de certa forma, oferece poder sobre os subordinados. Por isso, é fundamental que as lideranças sejam conscientizadas e estejam em constante debate sobre práticas assediadoras para que compreendam que seu papel é de melhorar o desempenho dos colaboradores por meio da motivação, e não da humilhação.
Crie uma ouvidoria
Para evitar o assédio na empresa, é importantíssimo que o gerenciamento de pessoas conte com um canal de comunicação interno em que possam sem realizadas denúncias de forma segura para a vítima. Dessa forma, ela percebe que não está sozinha e que a empresa está ao seu lado, fornecendo suporte, segurança e acolhimento.
Tome as medidas necessárias
Quando ocorrer um caso de assédio moral na empresa, certifique-se de que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Ouça os envolvidos na história, converse com possíveis testemunhas e recolha provas, se elas existirem. Um posicionamento sério diante de assédio no trabalho é também uma demonstração da seriedade de sua empresa.
Impedir que o assédio moral aconteça é fundamental para garantir um bom funcionamento da organização. Para fazer isso, é importante investir na segurança dos trabalhadores, fazendo com que o espaço de trabalho seja agradável e construtivo.
Lembre-se: quanto mais seguros e confortáveis os colabores estiverem, melhor será o rendimento de toda a empresa. Como você pode perceber, pequenas atitudes, como educar os funcionários sobre o que é assédio moral e criar bons canais de comunicação, são importantes passos para evitar essa violência.
Você conhecia essas informações sobre o assédio moral e como impedi-lo no ambiente profissional? Compartilhe este post com seus colegas para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento!