Momentos de crise em uma empresa podem afetar diretamente seus profissionais e comprometer o desempenho dos trabalhos. Uma equipe motivada é sinônimo de funcionários saudáveis e resultados satisfatórios. Por isso, é fundamental que a empresa trabalhe constantemente a motivação do colaborador.
Em tempos de crise, a motivação é a principal alternativa que as corporações têm para continuarem crescendo com a mesma qualidade e eficiência. Aumentar o estímulo dos colaboradores é um desafio para as empresas, mas é fundamental para manter a produtividade e o bem-estar dos profissionais.
Neste artigo, vamos dar dicas de como melhorar a motivação dos colaboradores para manter o bom desempenho nos trabalhos. Confira!
Dicas de como melhorar a motivação do colaborador
Quando os profissionais de uma empresa se encontram desmotivados com o trabalho, a tendência é a queda de produção. Além disso, a falta de motivação pessoal aumenta o absenteísmo e a rotatividade. Por isso, é essencial que as instituições desenvolvam ações para incentivar os colaboradores.
1. Crie um programa de recompensas
Em momentos de crise, oferecer recompensas aos funcionários é uma maneira de incentivá-los a atingirem suas metas. Por isso, desenvolver uma estratégia de recompensa dos colaboradores que apresentarem os melhores resultados é importante para reforçar e motivar o empenho dos demais.
2. Ofereça treinamentos e cursos
Oferecer treinamentos e cursos para os trabalhadores é uma ótima estratégia para melhorar os resultados da empresa. Dessa forma, é possível agregar competências técnicas e contribuir para o desenvolvimento das habilidades pessoais dos profissionais, como o otimismo e a persuasão. Treinamentos e cursos proporcionam um atendimento preciso e humanizado, o que faz toda a diferença para a imagem de uma corporação.
3. Trabalhe com feedbacks diretos
A recompensa financeira, ou remuneração, é sempre muito bem-vista pelos colaboradores de uma empresa. Contudo, o reconhecimento de bom desempenho não se resume apenas ao recebimento de valores. Oferecer feedbacks construtivos é uma estratégia muito eficiente para motivar o funcionário. Para isso, converse pessoalmente, faça críticas inspiradoras e elogie os pontos positivos.
4. Reforce o senso próprio
Para motivar os trabalhadores, é importante valorizar o trabalho desenvolvido por eles, reforçando seu senso próprio. As instituições devem incentivar seus colaboradores a transformarem seu trabalho, de forma que consigam alinhar seus valores e propósitos, proporcionando mais sentido às suas tarefas.
5. Estabeleça metas atingíveis
Em tempos de crise, atingir metas pode ser um pouco mais difícil. Devido a isso, as empresas devem estabelecer objetivos possíveis de serem atingidos, evitando pressão e estresse aos colaboradores. Por isso, o planejamento precisa ser feito com base na realidade e as metas devem ser definidas após um estudo aprofundado do momento.
Portanto, manter a motivação do colaborador em momentos de crise é fundamental para que ele replique uma boa imagem da empresa. Além disso, funcionários felizes são mais saudáveis e rendem mais, passando por momentos difíceis com mais tranquilidade. Por isso, as empresas devem sempre motivar seus trabalhadores para alcançarem seus objetivos, melhorando o desempenho da equipe.
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