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Dicas

5 dicas para melhorar a motivação do colaborador em tempos de crise!

Posted on 28 de setembro de 2020 by KF MEDICINA DO TRABALHO
28
set

Momentos de crise em uma empresa podem afetar diretamente seus profissionais e comprometer o desempenho dos trabalhos. Uma equipe motivada é sinônimo de funcionários saudáveis e resultados satisfatórios. Por isso, é fundamental que a empresa trabalhe constantemente a motivação do colaborador.

Em tempos de crise, a motivação é a principal alternativa que as corporações têm para continuarem crescendo com a mesma qualidade e eficiência. Aumentar o estímulo dos colaboradores é um desafio para as empresas, mas é fundamental para manter a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

Neste artigo, vamos dar dicas de como melhorar a motivação dos colaboradores para manter o bom desempenho nos trabalhos. Confira!

Dicas de como melhorar a motivação do colaborador

Quando os profissionais de uma empresa se encontram desmotivados com o trabalho, a tendência é a queda de produção. Além disso, a falta de motivação pessoal aumenta o absenteísmo e a rotatividade. Por isso, é essencial que as instituições desenvolvam ações para incentivar os colaboradores. 

1. Crie um programa de recompensas

Em momentos de crise, oferecer recompensas aos funcionários é uma maneira de incentivá-los a atingirem suas metas. Por isso, desenvolver uma estratégia de recompensa dos colaboradores que apresentarem os melhores resultados é importante para reforçar e motivar o empenho dos demais.

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2. Ofereça treinamentos e cursos

Oferecer treinamentos e cursos para os trabalhadores é uma ótima estratégia para melhorar os resultados da empresa. Dessa forma, é possível agregar competências técnicas e contribuir para o desenvolvimento das habilidades pessoais dos profissionais, como o otimismo e a persuasão. Treinamentos e cursos proporcionam um atendimento preciso e humanizado, o que faz toda a diferença para a imagem de uma corporação.

3. Trabalhe com feedbacks diretos

A recompensa financeira, ou remuneração, é sempre muito bem-vista pelos colaboradores de uma empresa. Contudo, o reconhecimento de bom desempenho não se resume apenas ao recebimento de valores. Oferecer feedbacks construtivos é uma estratégia muito eficiente para motivar o funcionário. Para isso, converse pessoalmente, faça críticas inspiradoras e elogie os pontos positivos.

4. Reforce o senso próprio

Para motivar os trabalhadores, é importante valorizar o trabalho desenvolvido por eles, reforçando seu senso próprio. As instituições devem incentivar seus colaboradores a transformarem seu trabalho, de forma que consigam alinhar seus valores e propósitos, proporcionando mais sentido às suas tarefas.

5. Estabeleça metas atingíveis

Em tempos de crise, atingir metas pode ser um pouco mais difícil. Devido a isso, as empresas devem estabelecer objetivos possíveis de serem atingidos, evitando pressão e estresse aos colaboradores. Por isso, o planejamento precisa ser feito com base na realidade e as metas devem ser definidas após um estudo aprofundado do momento.

Portanto, manter a motivação do colaborador em momentos de crise é fundamental para que ele replique uma boa imagem da empresa. Além disso, funcionários felizes são mais saudáveis e rendem mais, passando por momentos difíceis com mais tranquilidade. Por isso, as empresas devem sempre motivar seus trabalhadores para alcançarem seus objetivos, melhorando o desempenho da equipe.

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