A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou uma mudança que já acontecia nas empresas desde 2012: a implementação do trabalho home office. Nessa modalidade, os colaboradores podem desenvolver suas atividades remotamente, sem precisar se deslocar até a empresa.
Por se tratar de uma novidade no Brasil, muitos gestores ainda não estão inteirados sobre a legislação do home office e o que ela diz sobre a saúde e segurança do trabalhador. Neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto. Para entender melhor, confira a seguir!
O que diz a legislação do home office sobre saúde e segurança?
A legislação do home office é descrita na lei 13.467, que dispõe sobre a Reforma Trabalhista. Ela diz que é responsabilidade do empregador instruir ostensivamente seus colaboradores sobre as devidas precauções para evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
A lei também determina que o empregado deve assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a adotar as orientações determinadas pela empresa. Dessa forma, ambas as partes ficam asseguradas sobre o cumprimento da legislação.
Como a empresa pode preservar a saúde e a segurança no home office?
Para oferecer um conjunto de orientações aos seus funcionários, é preciso pensar nas condições do ambiente onde eles vão trabalhar. Muito do que já é feito no escritório pode ser adaptado para o home office, como mostramos a seguir.
Pense no conforto ergonômico
O colaborador precisa de um ambiente ergonomicamente adequado para o trabalho, por isso, o ideal é que a empresa providencie todo o mobiliário necessário. Mesas, cadeiras e computadores devem oferecer conforto e segurança, de modo a prevenir doenças ocupacionais.
Programe as atividades diárias
Durante o trabalho remoto, o colaborador não deve passar mais horas que o necessário exercendo suas atividades. Por isso, é importante que a empresa programe as atividades, de modo a não sobrecarregar os colaboradores. Isso também vai ajudar a manter o fluxo de trabalho em dia, evitar atrasos e contratempos.
Incentive o cuidado com a saúde mental
A mudança de rotina — principalmente a causada pela Covid-19 — pode ser um gatilho para doenças emocionais e mentais. Mantenha o diálogo com os funcionários e ofereça orientações sobre os cuidados com a saúde mental. Incentive a busca por ajuda médica e oriente sobre como fazer isso de forma segura durante a pandemia.
Estimule a adoção de uma rotina saudável
A quebra de rotina pode incentivar hábitos pouco saudáveis, como uma má alimentação, baixa ingestão de água e o consumo de bebidas alcoólicas. Estimule os colaboradores a praticar exercícios leves, não pular refeições e deixar o álcool para o fim de semana. Tudo isso vai colaborar para a manutenção da saúde e um bom desempenho no dia a dia.
Por que é importante manter a saúde do colaborador em home office?
Em primeiro lugar, o empregador é responsável pela saúde do colaborador durante o horário de trabalho. Isso quer dizer que, mesmo em home office, um acidente ou doença relacionada com as atividades exercidas pode resultar em despesas médicas, afastamentos e até mesmo processos trabalhistas.
Além disso, manter a saúde física e mental é um requisito essencial para desenvolver um bom trabalho. Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos nos resultados durante o trabalho remoto.
Seguindo a legislação do home office e as boas práticas de Saúde e Segurança no Trabalho, é possível implementar um modelo de trabalho que funciona. Dessa forma, a empresa pode até mudar para melhor, reduzindo custos em estrutura e mantendo seus funcionários mais satisfeitos com sua nova rotina.
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