O retorno às atividades presenciais exige medidas de segurança — como a higienização da empresa — para proteger os colaboradores dos riscos de contaminação pelo coronavírus. Principalmente para tarefas que não podem ser executadas em home office, reforçar a higienização nos ambientes corporativos é essencial para a prevenção e promoção da saúde laboral.
Tendo isso em vista, confira a importância da higienização da empresa antes da volta dos trabalhadores. Veja como orientar a equipe de limpeza, quais os EPIs necessários e conheça os cuidados mais relevantes para garantir a segurança dos funcionários no retorno à empresa durante a pandemia de Covid-19. Boa leitura!
Por que a higienização na empresa reduz a contaminação pelo coronavírus?
A pandemia de Covid-19 pegou todos de surpresa e causou grandes impactos sociais, econômicos e principalmente na saúde. No entanto, a boa notícia é que há possibilidade de retornar às atividades da empresa por meio de medidas preventivas e práticas de higienização no local de trabalho.
Muitos segmentos da sociedade não seguem mais à risca os protocolos sanitários, condição que mantém elevados os riscos de propagação da Covid-19. Diante disso, a gestão empresarial deve adotar uma postura diferente e estimular uma nova mentalidade quanto à relevância da prevenção da saúde no cenário atual.
Nesse sentido, a boa higienização na empresa é um procedimento fundamental para reduzir a contaminação pelo coronavírus. Mais que isso: essa ação ajuda a controlar o surto e a estabelecer condições favoráveis ao retorno das atividades e à recuperação da economia.
Como fazer a higienização corretamente?
Alguns aspectos são essenciais para a qualidade e eficiência da higienização da empresa em prol do bem-estar corporativo. Veja quais são!
Desinfete materiais, utensílios e ambientes
Um dos pontos mais importantes é a correta higienização dos ambientes, assim como de todos os materiais e utensílios de uso frequente e que são compartilhados pelos colaboradores. Mesas, cadeiras, computadores, teclados, telefones e celulares devem ter prioridade.
Além disso, todas as superfícies como maçanetas de portas, abridores de janelas, interruptores de luz e outros que são tocados com mais frequência durante a rotina de trabalho. Para garantir a desinfecção, o ideal é utilizar materiais para limpeza profissional e que sejam à base de cloro para matar germes e diminuir o risco de contágio no ambiente.
Disponibilize os EPIs necessários
Segundo a NR6 do Ministério do Trabalho, atualizada em 2020, o uso dos EPIs necessários é essencial para a proteção dos profissionais que realizarão o processo de higienização da empresa. Nesse caso, os mais indicados são:
- avental descartável ou de material resistente ao contato com produtos químicos;
- botas ou sapatos fechados;
- luvas padronizadas para limpeza profissional;
- máscaras de acordo com as normas da Anvisa;
- óculos de segurança, mas com ampla visão.
Distribua cartazes de incentivo à conscientização
Fazer campanhas de conscientização é essencial nesse momento de retorno ao trabalho, já que é preciso priorizar medidas para o controle dos riscos de contágio pelo coronavírus. Procure afixar cartazes nos locais com boa visibilidade e ajude a difundir a importância da adoção de medidas preventivas dentro da empresa.
Pode-se concluir, por fim, que além da higienização na empresa, é preciso tomar outros cuidados durante o retorno dos colaboradores ao trabalho. Exija o uso de máscaras de proteção facial e disponibilize álcool em gel nos principais pontos de acesso da empresa. Considerando a relação entre produtividade e ambiente de trabalho, priorizar a prevenção de doenças e promover a saúde é imprescindível ao alcance das metas mais desafiadoras.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais de seus contatos para que eles também conheçam essas informações!