Ato inseguro e condição insegura parecem ser semelhantes, pois os dois termos mencionam a segurança. Entretanto, são diferentes e quem aprende, realmente, a função de cada um, viabiliza a construção de um ambiente de trabalho com mais qualidade e segurança para os colaboradores.
Afinal, esse é um objetivo comum a todos os gestores que entendem a importância de buscar mais conhecimento, facilitando formas mais eficientes de lidar com os desafios laborais.
Você pode saber melhor sobre leis e segurança do trabalho como essas ao conferir este texto. Dessa forma, entenderá o que é ato inseguro e condição insegura, aprendendo como evitar e combater a ocorrência, na criação de uma CIPA e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, por aqui você ainda descobre qual, de fato, é a importância de combater os dois cenários de insegurança. Acompanhe!
O que é ato inseguro?
Ato inseguro é uma ação feita pelo colaborador que aumenta as chances de riscos e perigos de acidentes de trabalho. Em outras palavras, significa que as regras não foram respeitadas. O resultado você já sabe. Os acidentes laborais podem acontecer, nesses casos, ao não utilizar os EPIs, ao usar ferramentas de maneira improvisada e por falta de atenção na execução de atividades.
Além disso, há casos como a limpeza de máquinas no momento em que ainda estão ligadas e o consumo de entorpecentes no trabalho. Ou ainda o ritmo muito intenso no desenvolvimento das funções, que pode levar à desatenção e, em determinados casos, gerar problemas definitivos para o colaborador e a empresa.
Por isso, o ato inseguro do manuseio de equipamentos pode acontecer quando o funcionário não tem conhecimento o suficiente para utilizar ou, em casos anteriores, como relatados — sobrecarga de trabalho, uso de álcool, drogas ilícitas e medicamentosas, entre outras situações.
O que é condição insegura?
Já a condição insegura diz respeito às falhas provenientes do ambiente de trabalho e não a uma ação do colaborador. Nesses casos, a ocorrência de um acidente se dá por conta da falta de adequação às normas e equipamentos do local. Dessa forma, a situação é estrutural e não individual.
Exemplos são a ausência de dispositivos ou regras de segurança, falhas no prédio, iluminação insuficiente e falta de manutenção de máquinas/equipamentos. Sem esquecer de aparelhos com defeito e condições sonoras capazes de gerar falta de concentração aos processos, como o excesso de ruído.
Como evitar e combater a ocorrência de ato inseguro e condição insegura?
Agora que já apresentamos o que é o ato inseguro e a condição insegura, você provavelmente percebeu que, para prevenir ambas as situações, basta implementar toda a estrutura comunicacional e física de segurança. Isso pode ser contemplado em duas grandes frentes: a criação de uma CIPA e a exigência do uso de EPIs. Veja abaixo os detalhes de cada uma.
Criar uma CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, como a sigla já adianta, tem a função de minimizar ao máximo a ocorrência de danos causados por conta do trabalho ao corpo do colaborador. Para a preservação da vida de todos, a CIPA conta com membros do quadro de empregados e empregadores.
Assim, são identificados todos os pontos inadequados com potencial de acidentes. Riscos de natureza física, química, biológica, ergonômica e acidental podem ser evitados por essa comissão, que deve ter uma atuação forte, com reuniões e relatórios de forma recorrente.
Em reuniões de CIPA são discutidos e construídos o Mapa de Risco, planos e procedimentos de trabalho, exposição de situações anteriores e modos eficientes de resolução.
Exigir o uso de EPIs
O uso de EPIs é fundamental para proteger os colaboradores. No entanto, não basta o uso, é preciso ensinar como utilizar, além de garantir a qualidade do produto. Para isso, devem ser definidos períodos de inspeção para identificar se os equipamentos continuam eficazes e se são utilizados no tamanho correto para o corpo de cada colaborador.
Afinal, mesmo equipamentos com excelência podem perder a sua função se danificados, utilizados de maneira incorreta ou em um tamanho muito maior ou menor para o colaborador. Basta pensar na utilização de uma luva muito apertada, que pode reduzir os movimentos e resultar em acidentes.
EPIs auxiliam na construção de uma cultura organizacional mais amigável e segura para todos. Dessa forma, afastamentos por conta de acidentes e doenças são reduzidos, mantendo a produtividade da empresa e gerando lucro.
Qual é a importância de combater atos inseguros e condições inseguras?
Sem atos inseguros e sem condições inseguras as empresas contribuem para atrair mais talentos. Isso porque fica visível para a sociedade a tradição de um local em que a ocorrência de acidentes deixou de ser algo frequente. É evidente que em muitos ambientes há perigos e riscos. No entanto, boas condutas podem minimizar as chances de surgir acidentes graves.
A KF Medicina é uma empresa que pode solucionar as suas necessidades. Atuamos como consultoria, construindo programas específicos para os contextos de cada organização. Sabemos que a gestão de funcionários que lidam com ambientes de risco pode ser um desafio. Por isso, compartilhamos a nossa expertise para promover a mudança positiva, oferecendo cursos e atuando como gestora de clínicas.
Lembre-se de que a criação de um ambiente de trabalho com qualidade para os colaboradores depende, entre outros fatores, do entendimento do ato inseguro e condição insegura. Afinal, a diferença entre eles é a origem das condições de risco e perigo. Empresas comprometidas com a qualidade laboral já sabem o impacto que um processo de gestão alinhado pode promover.
O ato inseguro é uma conduta incorreta de algum colaborador, e a condição insegura é uma falha mais ampla no ambiente, que impacta a todos. Logo, uma condição insegura pode levar a atos inseguros. Por isso, colha essas informações e aplique com os seus colaboradores. O resultado será a prevenção e mais autonomia para o trabalho na empresa.
Então, já se sente preparado para ampliar as ferramentas da liderança? Se você gostou deste conteúdo, entre em contato conosco e oriente melhor seus processos de gestão!