A redução de custos é fundamental para deixar a empresa “enxuta”, aumentando a sua saúde financeira e, consequentemente, os lucros. Entretanto, às vezes não é uma tarefa simples planejar cortes estratégicos de gastos. É importante ficar atento, pois há também a possibilidade de fazer investimentos para poupar e evitar desperdícios, como investimentos em logística, gestão e segurança do trabalho.
Para elucidar essa questão, preparamos este texto especialmente para você. Começaremos falando sobre a importância de reduzir custos. Depois, falaremos sobre os motivos que fazem o investimento em segurança de trabalho apresentar uma redução de custos na empresa. Por fim, falaremos sobre como uma empresa pode desenvolver a segurança do trabalho internamente.
Qual a importância de a empresa diminuir custos?
Antes de tudo, é importante que você entenda que reduzir custos não significa cortar despesas essenciais para o funcionamento da empresa. Quando se fala em reduzir custos, é porque há gastos que são efetuados de forma desnecessária.
Além da alternativa de cortar gastos, há maneiras de eles serem evitados com prevenção, como em casos de acidentes de trabalho e processos trabalhistas. Uma das maneiras de evitar os gastos citados é contando com uma boa equipe técnica de segurança do trabalho.
Quais são os motivos que levam a segurança do trabalho a reduzir custos na sua empresa?
De maneira geral, há, pelo menos, cinco fatores que fazem com que o investimento em segurança do trabalho acarrete uma redução de custos. São eles: diminuição de custos envolvendo acidentes de trabalho, paralisação da produção, diminuição de afastamentos, manutenção da produtividade e redução de ações judiciais. Falaremos sobre estas razões de forma mais aprofundada a seguir.
Redução de custos envolvendo acidentes de trabalho
Há um velho ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar. Acidentes de trabalho são comuns, mas isso não quer dizer que eles não poderiam ser evitados. O profissional e equipe da segurança do trabalho têm como objetivo evitar ao máximo esses acidentes, resguardando profissionais e patrões de futuros atritos.
Inibição de paralisações na produção
Acidentes de trabalho, além de acarretar possíveis riscos para a integridade física e mental dos funcionários, pode gerar paralisação na produção, seja por descontentamento dos funcionários, seja para isolar a área e estudar as causas do acidente. Quando tudo é feito de maneira correta e segura, estas paralisações se tornam muito raras.
Diminuição de afastamentos
Com menos acidentes, há também uma diminuição de afastamentos e pedidos de licença médica, o que mantém a produtividade da empresa em alta e reduz custos.
Manutenção da produtividade
A manutenção é um dos pilares de uma boa empresa. Isto é, independentemente dos fatores internos e externos, é importante manter uma constante da qualidade e da produtividade. Com a redução de acidentes e aumento da segurança, os funcionários tendem a manter essa constante.
Redução de ações judiciais
Ações judiciais por conta de exigências de direitos trabalhistas podem apresentar custos altos para a empresa, causando dificuldades financeiras que podem, até mesmo, levar ao seu fechamento. Para evitá-las, é necessário que a empresa se resguarde, cumpra e faça cumprir todos os direitos garantidos pela CLT e preserve a saúde de seus funcionários, adotando boas políticas e práticas de segurança do trabalho.
Como a empresa pode desenvolver a segurança do trabalho internamente?
Para desenvolver a segurança do trabalho internamente na sua empresa, é fundamental que sejam contratados profissionais especializados na área, além da compra de EPIS, treinamento dos funcionários da área para atualização e conhecimento das normas técnicas, exigindo que os protocolos das atividades sejam cumpridos e contando com a supervisão de um profissional especializado.
Sendo assim, para efetuar uma redução de custos na empresa nem sempre você precisará abrir mão de determinados serviços. Na verdade, para reduzir alguns deles, é necessário investir em determinadas áreas, evitando, assim, gastos. Investir em segurança do trabalho, além de garantir um lado mais humano para a sua empresa, implica segurança, tanto para a empresa quanto para os funcionários!
Agora que você já sabe a relação entre segurança do trabalho e redução de custos, conheça os impactos da utilização do eSocial na segurança e saúde do trabalho!