Garantir a saúde dos trabalhadores é fundamental em diversos sentidos. Funcionários saudáveis desenvolvem melhor suas habilidades, contribuindo tanto para uma maior produtividade quanto para um ambiente de trabalho mais harmonioso. Existem diversas maneiras de investir na saúde do trabalhador, uma das principais é a promoção de uma boa educação alimentar e nutricional.
Muitas empresas lidam com funcionários que passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, inclusive fazendo suas refeições no local. Por isso, é importante que o empregador estabeleça meios para que seus colaboradores possam desenvolver hábitos saudáveis de alimentação.
Pensando nisso, elaboramos o texto a seguir com as principais informações sobre os benefícios da educação alimentar para seus funcionários.
Acompanhe!
O que é uma alimentação saudável?
Uma alimentação saudável é aquela na qual são garantidos os principais nutrientes que o corpo humano precisa para desenvolver suas atividades. Nesse sentido, é necessário pensar em variedade, quantidade, equilíbrio e segurança dos alimentos que são ingeridos. A saúde e a disposição do corpo humano vem daquilo que ingerimos. Sem uma alimentação saudável não temos como usar toda nossa capacidade.
Quais os benefícios de uma nutrição adequada?
Os cuidados com a alimentação promovem o bom funcionamento do organismo e isso reflete em diversas áreas de nossas vidas. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios que uma educação alimentar e nutricional pode trazer. Você poderá notar que o cuidado com a nutrição dos funcionários é importante para garantir a saúde tanto dos colaboradores como da própria empresa.
Melhor disposição
Quando suprimos corretamente as necessidades nutricionais do corpo, ficamos mais dispostos a fazer nossas atividades diárias. Pensando no ambiente de trabalho, uma boa alimentação garante energia e ânimo para fazer as funções necessárias. Ou seja, investir em uma boa alimentação para os funcionários também influencia na produtividade. Quanto mais animados e dispostos estiverem os funcionários, melhor será para a empresa.
Melhor humor
Ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes influencia também em nossa saúde mental e humor. Quando a alimentação é inadequada, o corpo humano apresenta cansaço, indisposição e também mau humor. Isso ocorre porque o deficit de nutrientes dificulta a comunicação entre os neurotransmissores, o que pode diminuir a liberação de compostos importantes ao bem-estar, como a serotonina. Além disso, esse deficit pode influenciar no aumento do estresse no trabalho.
Prevenção de doenças
Além de melhorar a disposição para o trabalho e influenciar na promoção de um ambiente de trabalho harmonioso, uma alimentação adequada aumenta a imunidade do corpo. Dessa forma, as chances de contrair doenças são minimizadas, pois as defesas do organismo funcionam corretamente. Pensando na saúde da empresa, quanto menor o número de funcionários doentes, melhor será o desempenho e a produtividade.
Melhor retenção de talentos
Outro ponto importante é o impacto que a preocupação com uma boa alimentação gera na retenção de talentos. Uma empresa que investe na alimentação de seus funcionários demonstra preocupação e zelo com eles. Nesse sentido, bons colaboradores sentem-se mais inclinados a continuar na empresa e fazer um trabalho cada vez melhor, pois percebem ali também uma forma de cuidar da sua própria saúde.
Como foi possível notar ao longo do texto, investir na educação alimentar e nutricional dos colaboradores de sua empresa é uma excelente forma de melhorar as condições do ambiente de trabalho. Uma alimentação balanceada influencia tanto na produtividade dos colaboradores quanto na qualidade de convívio do ambiente laboral, fazendo com que os funcionários se sintam mais animados e bem-humorados e, assim, mais dispostos a fazer suas atividades.
Você sabe qual a importância da alimentação para um bom desempenho no trabalho? Para garantir a saúde de seus colaboradores, acesse nosso artigo sobre como promover o bem-estar no ambiente de trabalho!