As dores nas costas são a principal causa de afastamento no trabalho, segundo dados do INSS, com quase 84 mil casos registrados em 2017. No mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 85% da população de todo o planeta sofre com as dores nas regiões cervical, torácica ou lombar.
Comum em todas as idades, as dores têm grande prevalência entre aqueles que realizam atividades administrativas ou que necessitam ficar sentados por longos períodos. Nesse caso, esforços repetitivos ou má postura podem desencadear sérios problemas futuros.
Continue lendo para saber mais sobre as principais causas das dores nas costas, além de aprender como medidas simples no dia a dia podem ser adotadas na sua empresa, a fim de diminuir o incômodo e gerar mais qualidade de vida para todos.
Quais as principais causas das dores nas costas?
A agitação da rotina no trabalho e na vida pessoal, os esforços repetitivos e a má postura podem favorecer o surgimento de dores em várias regiões, desde a cervical até a lombar. O incômodo causado por problemas nas vértebras, músculos ou nervos, além de prejudicar a produtividade, pode indicar o aparecimento de algo mais sério e deve ser observado com cuidado.
Existe uma gama de fatores relacionados com a causa das dores nas costas: envelhecimento, estresse, obesidade, tabagismo, dentre outros. Além disso, outras causas como problemas renais, doenças crônicas em geral ou osteoporose também devem ser analisadas.
No entanto, as dores nas costas causadas por fatores ocupacionais são muito prevalentes e, de uma maneira geral, de fácil precaução. Nesse caso, podem ser causadas por tempo excessivo sentado, uso constante de computadores e smartphones, atividades que exijam carregamento de peso, longas jornadas de trabalho, dentre outros.
Como evitar as dores nas costas no trabalho?
Como dissemos, medidas muito simples podem ser adotadas em qualquer empresa para a prevenção das dores nas costas. Exercícios de alongamento, por exemplo, ajudam a diminuir a tensão muscular e melhoram o fluxo sanguíneo, auxiliando não apenas nas dores nas costas, mas também no pescoço, braços e pernas.
Por que é importante se prevenir?
Por ser um grupo de doenças que pode estar presente entre funcionários de qualquer área da empresa, independentemente do grau de risco atribuído à atividade em questão, fica evidente a importância da prevenção para a melhora de todo o ambiente laboral.
As lombalgias em geral podem ser evitadas com a adição de detalhes no cotidiano da empresa, que consomem pouco tempo, mas trazem grandes resultados. Além disso, adotar medidas preventivas na sua organização tem também um custo simbólico.
Por fim, medidas preventivas que visam evitar ou diminuir dores nas costas criam um ambiente laboral saudável, promovem a qualidade de vida dos colaboradores, diminuem o número de afastamentos, aumentam a produtividade da empresa e, dessa forma, estão relacionadas também com a diminuição de custos.
Agora que você entendeu as causas das dores nas costas e como evitá-las no ambiente laboral, assine nossa newsletter e continue informado sobre o que há de mais importante em segurança e medicina no trabalho!