Quando lidamos com os programas de gestão de segurança e saúde do trabalho nas rotinas de nossas empresas, é comum ouvirmos o termo doenças ocupacionais. Como nem sempre os profissionais do setor de Recursos Humanos se aprofundam nesse assunto, é normal que existam dúvidas.
Por exemplo, algumas pessoas perguntam se as doenças profissionais são a mesma coisa que as ocupacionais. Por isso, elaboramos este artigo. Nele, vamos esclarecer as principais informações relativas a esse tema. Acompanhe!
O que são doenças ocupacionais?
As doenças profissionais ou do trabalho podem ser consideradas como ocupacionais. Assim, estão dentro de um mesmo grupo. Pelo entendimento da Lei Federal 8.213/91, são aquelas deflagradas em virtude de atividades de trabalho peculiares ou em condições especiais desempenhadas pelo trabalhador.
Esses males, além dos prejuízos causados para a saúde dos trabalhadores, são motivos de afastamentos e faltas nas empresas. Ainda, provocam ações trabalhistas que podem se transformar em causas judiciais. Tudo isso pode colaborar com as quedas na produção das organizações e do país.
Quais são as principais doenças ocupacionais?
Os diferentes ambientes de trabalho podem provocar diversas doenças ocupacionais. Entretanto, existem aquelas que são mais recorrentes. Conheça as principais.
Asma ocupacional
Empresas com atividades que propiciam postos de trabalho com atmosferas contaminadas por partículas de poeiras, pós ou agentes biológicos, como fungos e bactérias, podem desencadear nos trabalhadores a asma ocupacional.
Desconfortos respiratórios, chiados no peito e tosses são alguns de seus sintomas mais comuns, mas situações com grandes exposições a esses agentes podem provocar câncer de pulmão.
LER
Essa sigla representa a lesão por esforços repetitivos. Essa doença afeta os trabalhadores que exercem funções com os mesmos movimentos durante um longo período em suas jornadas diárias.
No início, pode ser apenas uma dor ou incômodo, porém, com o tempo, tende a aumentar o desconforto e reduzir a capacidade de trabalho do indivíduo. A LER é uma das doenças que mais causam a aposentadoria por invalidez.
Doenças da visão
Profissionais da área siderúrgica, metalúrgica e de oficinas onde são realizadas soldas correm o risco de desenvolver a catarata. Normalmente, essa é uma doença senil ou congênita. No entanto, se essas atividades não forem executadas de acordo com os parâmetros de segurança, podem desencadear esse mal nos trabalhadores.
Colaboradores que exercem atividades noturnas e aqueles que têm privação e descontrole dos períodos de sono podem desenvolver desgastes prematuros na visão. Isso porque pode haver um descontrole hormonal que altera determinadas funções orgânicas dos indivíduos.
Surdez
A surdez é outro mal comum nos ambientes de trabalho. A perda da audição se inicia de maneira silenciosa e é progressiva, pois o indivíduo vai se acostumando com essa condição. Por isso, os protetores auriculares estão presentes na maioria das empresas.
Entretanto, os trabalhadores da construção civil, os dos aeroportos, os músicos e os operadores de máquinas e equipamentos são os que mais sofrem desse mal.
Como evitar as doenças ocupacionais?
As empresas e os seus gestores podem reduzir e evitar as doenças ocupacionais com simples atitudes no dia a dia. Saiba quais são as principais.
Prevenção
Situações de queda, impactos e incêndio são comuns quando pensamos em falta de segurança no trabalho, mas outros riscos também podem ser observados. Realizar uma atividade de forma incorreta pode aumentar a possibilidade de os colaboradores desenvolverem doenças ocupacionais.
As condições do ambiente em que os funcionários estão inseridos pode afetar o organismo. A exposição exagerada a muitos ruídos pode levar à perda total ou parcial de audição, por exemplo. Por outro lado, executar de forma errada alguns movimentos pode gerar lesões nos músculos e nas articulações.
As empesas devem se comprometer com a prevenção das doenças relacionadas ao ambiente de trabalho para manter a qualidade de vida dos seus colaboradores e evitar afastamentos e faltas, potencializando os resultados, diminuindo custos e aumentado a lucratividade.
Treinamento
Os treinamentos são fundamentais para prevenir e evitar doenças ocupacionais. Por isso, todos os colaboradores devem ser devidamente treinados e capacitados para operar corretamente suas máquinas e equipamentos. Invista na capacitação dos colaboradores, melhore a qualidade do trabalho e evite doenças ocupacionais e acidentes.
Conscientização
A conscientização é essencial para evitar as doenças ocupacionais e prevenir os riscos de acidentes de trabalho. É fundamental que os funcionários tenham consciência e conheçam todos os riscos à que estão submetidos. Quando essa conscientização é feita, os trabalhadores entendem a importância da prevenção.
Os funcionários devem conhecer todos os riscos envolvidos no trabalho e ter consciência do que pode acontecer caso os cuidados não sejam tomados, para inibir comportamentos inadequados.
Dessa forma, os colaboradores serão mais cautelosos e seguirão com mais respeitos as recomendações de saúde e segurança. Criar materiais de divulgação e realizar palestras são alternativas que podem ser tomadas pela empresa para a conscientização dos seus funcionários.
Incentivo ao uso de equipamentos de proteção individual e coletiva
A primeira coisa para ajudar a prevenir acidentes de trabalho é estimular o uso dos EPIs —Equipamentos de Proteção Individual. Todos os funcionários que desenvolvem atividades que envolvem algum tipo de risco devem, obrigatoriamente, fazer uso desses equipamentos. Profissionais que trabalham constantemente em ambientes com ruídos moderados a alto devem usar protetores auriculares, por exemplo.
Em casos que o colaborador é flagrado sem o uso devido dos EPIs, a empresa poderá ser multada. Por isso, é fundamental que o uso desses equipamentos seja devidamente exigido e monitorado. Os EPIs garantem a segurança dos funcionários.
Jornadas de trabalho adequadas às atividades
As jornadas de trabalho dos colaboradores devem estar de acordo com as atividades desenvolvidas. Sobrecarregar os funcionários pode gerar doenças relacionadas ao estresse, além de criar um clima ruim na empresa. Promova a troca constante de informações e diálogos para entender as demandas e as dores dos funcionários, bem como para avaliar se eles estão com sobrecarga de trabalho.
Realização de exames complementares ocupacionais
Em geral, as doenças ocupacionais não aparecem repentinamente. Elas são resultado de situações repetitivas que se desenvolvem ao longo do período de trabalho. A realização de exames periódicos ajuda a detectar possíveis anormalidades na saúde dos colaboradores, evitando que as doenças possam evoluir. Identificar as doenças ocupacionais logo no início é uma forma de realizar um tratamento muito mais eficiente.
Qual a importância de contar com o apoio de profissionais especializados em saúde ocupacional?
Contar com o apoio de profissionais especializados em saúde ocupacional é fundamental para garantir o bem-estar corporativo e proteger os trabalhadores das doenças ocupacionais. Eles são capazes de avaliar as melhores soluções para evitar os afastamentos e manter a qualidade das atividades desenvolvidas.
Portanto, prevenir doenças ocupacionais, assim como acidentes de trabalho, é fundamental para assegurar o bem-estar e os resultados positivos da empresa. Assim, cabe aos empregadores e aos gestores dos setores administrativos e RH tomar as iniciativas para a promoção de ambientes que proporcionem qualidade de vida aos seus colaboradores.
Gostou do assunto? Continue no blog e descubra quando e por que renovar a análise ergonômica. Até breve!