A depressão no ambiente de trabalho é um aspecto que deve ser estudado pelas empresas, visando o bem-estar dos seus colaboradores. Essa é uma doença que afeta cerca de 12 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quando levamos essa questão para o ambiente corporativo, os números também são preocupantes. De acordo com um estudo da Universidade de Brasília (UnB), 48,8% dos trabalhadores que se ausentam por longos períodos sofrem de algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles.
Esse é um assunto de grande importância, por isso, trouxemos algumas dicas para lidar com a depressão, conhecer os principais sintomas e buscar alternativas. Confira!
Quais são os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho?
A depressão no ambiente de trabalho tem origem em diversos elementos, como causas hereditárias, comportamento e problemas diretamente ligados à profissão. Nesse caso, geralmente acontecem após o funcionário passar por algum grande estresse, como um problema desgastante ou uma relação desagradável com algum colega.
Para que a empresa melhore a saúde emocional de seus colaboradores, é importante prestar atenção em alguns comportamentos e reações que podem indicar que o profissional está com sintomas dessa doença. Os principais deles são:
- desânimo ou tristeza;
- perda de interesse em atividades cotidianas;
- insônia;
- mudança de peso e apetite;
- dificuldade de concentração;
- cansaço e indisposição;
- queda na produtividade;
- estresse;
- problemas de relacionamento com colegas.
Esses não são os únicos sintomas, mas demonstram que algo de errado acontece. É importante considerar esses aspectos e prestar atenção no comportamento dos profissionais, possibilitando tomar atitudes que ajudem a pessoa a lidar com essa doença.
Como lidar com esse desafio na empresa?
A empresa deve criar mecanismos que monitorem o desempenho e o comportamento dos profissionais, visando entender alguns processos e detectando rapidamente mudanças bruscas, que podem ajudar a identificar a depressão.
O clima organizacional também deve ser considerado, pois influencia diretamente o comportamento e a motivação. Verifique se não existem problemas de relacionamento, como bullying, assédio ou outras posturas que são prejudiciais para os colaboradores.
Ao identificar que algum profissional está com sintomas depressivos, a melhor alternativa é encaminhá-lo para um tratamento especializado. Com a ajuda de profissionais qualificados, o colaborador aumenta sua chance de conseguir uma vida mais saudável e passar por esse momento difícil.
De que maneira a inteligência emocional pode contribuir?
Ela é muito importante e deve ser incentivada pela organização, contribuindo para que seus profissionais aprendam a lidar com as emoções e desenvolvam a saúde mental. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, palestras e distribuição de materiais que orientem sobre o assunto.
Outro passo essencial é informar os colaboradores especificamente sobre a doença, para que eles tenham capacidade de ajudar a identificar características que possam levar a um agravamento e buscar tratamento adequado.
Neste artigo, mostramos quais são os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho e como a empresa pode ajudar seus colaboradores a lidar com essa doença. Ao cuidar da saúde mental de cada profissional, a empresa terá uma equipe motivada, produtiva e capaz de resolver os problemas de forma saudável.
Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler este outro artigo com 7 dicas para promover a saúde mental no trabalho.