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Dicas

Saiba quais são os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho

Posted on 15 de outubro de 202015 de outubro de 2020 by KF MEDICINA DO TRABALHO
depressão no ambiente de trabalho
15
out

A depressão no ambiente de trabalho é um aspecto que deve ser estudado pelas empresas, visando o bem-estar dos seus colaboradores. Essa é uma doença que afeta cerca de 12 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando levamos essa questão para o ambiente corporativo, os números também são preocupantes. De acordo com um estudo da Universidade de Brasília (UnB), 48,8% dos trabalhadores que se ausentam por longos períodos sofrem de algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles.

Esse é um assunto de grande importância, por isso, trouxemos algumas dicas para lidar com a depressão, conhecer os principais sintomas e buscar alternativas. Confira!

Quais são os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho?

A depressão no ambiente de trabalho tem origem em diversos elementos, como causas hereditárias, comportamento e problemas diretamente ligados à profissão. Nesse caso, geralmente acontecem após o funcionário passar por algum grande estresse, como um problema desgastante ou uma relação desagradável com algum colega.

Para que a empresa melhore a saúde emocional de seus colaboradores, é importante prestar atenção em alguns comportamentos e reações que podem indicar que o profissional está com sintomas dessa doença. Os principais deles são:

  • desânimo ou tristeza;
  • perda de interesse em atividades cotidianas;
  • insônia;
  • mudança de peso e apetite;
  • dificuldade de concentração;
  • cansaço e indisposição;
  • queda na produtividade;
  • estresse;
  • problemas de relacionamento com colegas.

Esses não são os únicos sintomas, mas demonstram que algo de errado acontece. É importante considerar esses aspectos e prestar atenção no comportamento dos profissionais, possibilitando tomar atitudes que ajudem a pessoa a lidar com essa doença.

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Como lidar com esse desafio na empresa?

A empresa deve criar mecanismos que monitorem o desempenho e o comportamento dos profissionais, visando entender alguns processos e detectando rapidamente mudanças bruscas, que podem ajudar a identificar a depressão.

O clima organizacional também deve ser considerado, pois influencia diretamente o comportamento e a motivação. Verifique se não existem problemas de relacionamento, como bullying, assédio ou outras posturas que são prejudiciais para os colaboradores.

Ao identificar que algum profissional está com sintomas depressivos, a melhor alternativa é encaminhá-lo para um tratamento especializado. Com a ajuda de profissionais qualificados, o colaborador aumenta sua chance de conseguir uma vida mais saudável e passar por esse momento difícil.

De que maneira a inteligência emocional pode contribuir?

Ela é muito importante e deve ser incentivada pela organização, contribuindo para que seus profissionais aprendam a lidar com as emoções e desenvolvam a saúde mental. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, palestras e distribuição de materiais que orientem sobre o assunto.

Outro passo essencial é informar os colaboradores especificamente sobre a doença, para que eles tenham capacidade de ajudar a identificar características que possam levar a um agravamento e buscar tratamento adequado.

Neste artigo, mostramos quais são os principais sintomas da depressão no ambiente de trabalho e como a empresa pode ajudar seus colaboradores a lidar com essa doença. Ao cuidar da saúde mental de cada profissional, a empresa terá uma equipe motivada, produtiva e capaz de resolver os problemas de forma saudável.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler este outro artigo com 7 dicas para promover a saúde mental no trabalho.

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Esse registro foi postado em Dicas e marcado Doenças no trabalho.
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