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Cultura de Segurança e Saúde do Trabalho — guia rápido para você implementar

Posted on 21 de julho de 202025 de fevereiro de 2021 by KF MEDICINA DO TRABALHO
cultura de segurança e saúde do trabalho
21
jul
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A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é uma ação de extrema importância dentro das empresas. Seu objetivo é criar e promover medidas que protejam a saúde e a vida do colaborador no local de trabalho, desde a hora que ele sai de casa até o fim de seu expediente.

Existem várias leis e normas criadas pelo Ministério do Trabalho para garantir que todas as empresas cumpram com as exigências de cuidados com o trabalhador. Mesmo assim, ocorreram cerca de 4 milhões de acidentes de trabalho e 17 mil mortes entre 2012 e 2018, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Isso mostra que, mesmo com tantas leis, o número de mortes e pessoas acidentadas no ambiente laboral ainda é muito expressivo. Por isso, a SST deve deixar de ser apenas um conjunto de regras e passar a fazer parte da cultura organizacional das empresas.

Neste post, vamos falar sobre a importância da cultura de Segurança e Saúde do Trabalho, e você vai aprender a implementá-la em uma empresa. Quer saber mais? É só acompanhar este post!

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O que é a cultura de Segurança e Saúde do Trabalho e por que ela é importante?

A cultura de Segurança e Saúde do Trabalho é um conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo transformar a SST em um reflexo da cultura de uma empresa, deixando de ser apenas um conjunto de leis e regras. Para que ela funcione, é preciso que cada colaborador esteja envolvido e comprometido com tais medidas, o que reduz problemas.

Isso quer dizer que não basta entregar um manual orientado ao trabalhador sobre os riscos do ambiente de trabalho ou estar em dia com os atestados de saúde ocupacional. É preciso que cada empresa adote medidas diárias, padrões e normas de comportamento, transformando a SST em uma ação de rotina.

Fazer uma boa gestão de SST garante ao empregador uma série de benefícios extremamente importantes para qualquer organização. Vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Prevenção de acidentes e riscos ocupacionais

Como já dizia o ditado, prevenir é melhor que remediar. Essa expressão faz todo sentido quando o assunto é Saúde e Segurança do Trabalho, uma vez que a gestão de SST é um conjunto de ações que busca justamente evitar danos ao trabalhador dentro da empresa.

A prevenção de riscos envolve uma série de outros benefícios para uma organização, além da satisfação em oferecer um ambiente laboral seguro para todos os colaboradores.

Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores

Um ambiente de trabalho que não cumpre com as diretrizes de saúde e segurança torna-se pouco eficiente. As pessoas podem sentir dores de cabeça, dores pelo corpo, fadiga e outros sintomas ligados a esse despreparo, o que culmina na queda da produtividade de toda uma equipe.

A satisfação dos colaboradores depende de uma série de fatores, mas a SST é, sem dúvidas, um dos mais importantes. Portanto, a gestão desses eventos é capaz de promover um bem-estar generalizado.

Redução de custos com eventos não planejados

Quando ocorre um acidente de trabalho em uma empresa, por exemplo, ela tem total responsabilidade de prestar assistência ao trabalhador. Isso inclui medidas de socorro e despesas com hospitais, medicamentos e ausência — temporária ou não.

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Todos esses custos impactam a empresa, principalmente quando esses eventos são recorrentes. Portanto, adotar uma gestão de SST e transformá-la em uma cultura dentro da empresa é essencial para evitar esses tipos de danos.

Prevenção de multas e indenizações por acidente ou doenças ocupacionais

Uma das maiores preocupações das empresas são as consequências de um acidente de trabalho, como processos jurídicos movidos por funcionários. Além de representarem um custo alto com advogados, multas e indenizações, esses processos acabam manchando o nome da organização.

Por isso, todos os exames ocupacionais e medidas de prevenção de acidentes — e até mortes — são essenciais para qualquer negócio.

Como implementar a cultura de Segurança e Saúde do Trabalho?

Até aqui, você provavelmente já compreendeu a importância da gestão de Segurança e Saúde do trabalho nas empresas. Mas como implementar um plano de ação eficiente e contínuo? Para isso, é possível usar o ciclo PCDA como seu aliado.

A tradução da sigla significa Planejar, Executar, Controlar e Agir. Esse método funciona como um sistema que avalia o desempenho da empresa em relação à SST e promove ações, garantindo a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Vejamos cada uma dessas etapas na prática.

O planejamento

A etapa de planejamento serve para avaliar o estado atual da empresa e criar um plano, reunindo o que precisa ser feito para alcançar o cenário ideal. Essa fase envolve a diretoria do negócio, e é preciso:

  • levantar todos os riscos presentes na empresa;
  • mapear todos os setores e identificar prioridades;
  • analisar todas as políticas e legislação de SST do negócio;
  • criar as medidas preventivas e pensar em qual a melhor forma de comunicá-las.

A execução

Nessa etapa, a empresa designa um profissional para seguir o plano definido na fase do planejamento. É importante que esse plano seja seguido à risca, para evitar erros na execução. Essa etapa engloba:

  • a educação e o treinamento dos colaboradores;
  • a entrega de equipamentos de proteção individual;
  • o estabelecimento de punições para quem não cumprir as determinações;
  • a implementação de procedimentos e programas definidos.

O controle

Essa é a etapa que, de fato, caracteriza a implementação de uma cultura de SST na empresa. Não basta analisar o ambiente e passar as diretrizes para os funcionários. Esses conceitos podem ser levados a sério no começo, mas logo se tornarão algo banal na rotina do trabalhador.

Por isso, deve haver a preocupação em controlar sistematicamente as ações propostas. Nessa fase, a empresa precisa:

  • monitorar o ambiente de trabalho;
  • realizar os exames periódicos ocupacionais;
  • fazer a análise ergonômica do ambiente de trabalho;
  • fazer a investigação dos acidentes de trabalho;
  • realizar as auditorias de SST;
  • fazer a fiscalização dos EPIS’s;
  • observar quais etapas têm sido cumpridas;
  • reforçar a importância dos procedimentos.

A ação

Qualquer plano definido — seja ele ou não de SST — precisa de acompanhamento para termos certeza de que as diretrizes estão funcionando. Caso as metas não estejam sendo cumpridas, é preciso fazer uma investigação do que pode estar dando errado. Dessa forma, é preciso:

  • revisar o planejamento;
  • remodelar as etapas que não trouxeram sucesso;
  • substituir alguns funcionários, caso seja necessário;
  • adquirir novas tecnologias.

Por fim, para alcançar sucesso na implementação de uma cultura de Segurança e Saúde do Trabalho, é preciso investir em conhecimento. Esteja a par da legislação e de todas as determinações legais que envolvem esse assunto. Além disso, não deixe de procurar ajuda especializada, por meio de cursos, treinamentos e consultorias!

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