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Conheça os principais cuidados com a saúde mental dos colaboradores

Posted on 26 de abril de 2021 by KF MEDICINA DO TRABALHO
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A saúde mental dos colaboradores é tão importante quanto a saúde física, sendo responsabilidade da instituição proporcionar um ambiente mentalmente seguro. Por isso, as corporações estão cada vez mais preocupadas com os cuidados com a saúde mental dos seus funcionários.

Ao garantir boas condições de trabalho para seus colaboradores, as instituições conseguem evitar muitos transtornos comportamentais e mentais, como a depressão e a ansiedade. Essas doenças são consideradas as principais causas de afastamento dos profissionais das empresas.

Por isso, para evitar prejuízos na saúde dos trabalhadores, as empresas devem tomar algumas providências com o objetivo de melhorar as condições nos espaços de trabalho. Neste artigo, vamos mostrar quais mudanças são essas e como aplicá-las nas corporações. Confira!

Fatores que prejudicam a saúde mental

Em 2017, o boletim sobre adoecimento mental e trabalho mostrou que doenças psíquicas, relacionadas à mente e ao comportamento dos colaboradores, corresponderam a 9% do número total de afastamentos nas empresas. As principais doenças que acometem esses profissionais são: depressão, transtornos de ansiedade, bipolaridade, síndrome de burnot, síndrome do pânico e estresse pós-traumático.

Alguns fatores prejudicam diretamente a saúde mental dos profissionais, como o assédio moral, o estímulo à competitividade, a cobrança intensa pelo atingimento de metas, as jornadas exaustivas, as ameaças de demissão, o alto volume de trabalho e a falta de flexibilidade.

Cuidados com a saúde mental dos colaboradores

As empresas devem tomar medidas eficientes para manter seus colaboradores mentalmente saudáveis. Reduzir os fatores de risco no trabalho e desenvolver os aspectos positivos da empresa e as habilidades dos profissionais são alternativas que visam diminuir os danos psicológicos causados nos trabalhadores. Veja algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.  

Quais os melhores benefícios para atender as necessidades dos colaboradores? Entenda!

Crie espaços de relaxamento e descontração

Entre um trabalho e outro, ou depois do almoço, é fundamental que as empresas disponibilizem espaços de descontração e relaxamento para os seus funcionários. Práticas interativas ajudam a melhorar a concentração, a saúde, o bem-estar e, automaticamente, o clima da organização. As práticas de yoga, por exemplo, são poderosas para aumentar a concentração e aliviar as tensões do dia a dia. Além disso, a meditação auxilia os colaboradores a lidarem melhor com as emoções e os sentimentos relacionados ao ambiente de trabalho.

Ofereça apoio psicológico com profissionais da área

Disponibilizar atendimento psicológico nas empresas é fundamental para manter e acompanhar a saúde mental dos funcionários. Oferecer apoio psicológico é uma maneira de ajudar os profissionais a lidarem com suas fontes de estresse e problemas na instituição.

Entenda a satisfação dos colaboradores

Entender e medir a satisfação dos colaboradores é uma forma de a empresa otimizar os trabalhos e alcançar resultados satisfatórios. Investindo, principalmente, no clima organizacional e no reconhecimento profissional, a instituição consegue manter os colaboradores motivados e engajar a equipe.

Evite a sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho é uma das principais razões de estresse e do surgimento de doenças, como a síndrome de burnout. Para evitar esse tipo de problema, algumas iniciativas podem ser tomadas, como delegar melhor as funções entres os colaboradores, promover treinamentos, organizar os objetivos, criar cronogramas e definir prioridades.

Portanto, transtornos como a ansiedade e a depressão podem ser considerados doenças ocupacionais. Por isso, os cuidados com a saúde mental são fundamentais para manter em bom estado a condição física e mental dos colaboradores e, consequentemente, melhorar o clima e os resultados da organização.

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