A saúde mental dos colaboradores é tão importante quanto a saúde física, sendo responsabilidade da instituição proporcionar um ambiente mentalmente seguro. Por isso, as corporações estão cada vez mais preocupadas com os cuidados com a saúde mental dos seus funcionários.
Ao garantir boas condições de trabalho para seus colaboradores, as instituições conseguem evitar muitos transtornos comportamentais e mentais, como a depressão e a ansiedade. Essas doenças são consideradas as principais causas de afastamento dos profissionais das empresas.
Por isso, para evitar prejuízos na saúde dos trabalhadores, as empresas devem tomar algumas providências com o objetivo de melhorar as condições nos espaços de trabalho. Neste artigo, vamos mostrar quais mudanças são essas e como aplicá-las nas corporações. Confira!
Fatores que prejudicam a saúde mental
Em 2017, o boletim sobre adoecimento mental e trabalho mostrou que doenças psíquicas, relacionadas à mente e ao comportamento dos colaboradores, corresponderam a 9% do número total de afastamentos nas empresas. As principais doenças que acometem esses profissionais são: depressão, transtornos de ansiedade, bipolaridade, síndrome de burnot, síndrome do pânico e estresse pós-traumático.
Alguns fatores prejudicam diretamente a saúde mental dos profissionais, como o assédio moral, o estímulo à competitividade, a cobrança intensa pelo atingimento de metas, as jornadas exaustivas, as ameaças de demissão, o alto volume de trabalho e a falta de flexibilidade.
Cuidados com a saúde mental dos colaboradores
As empresas devem tomar medidas eficientes para manter seus colaboradores mentalmente saudáveis. Reduzir os fatores de risco no trabalho e desenvolver os aspectos positivos da empresa e as habilidades dos profissionais são alternativas que visam diminuir os danos psicológicos causados nos trabalhadores. Veja algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.
Crie espaços de relaxamento e descontração
Entre um trabalho e outro, ou depois do almoço, é fundamental que as empresas disponibilizem espaços de descontração e relaxamento para os seus funcionários. Práticas interativas ajudam a melhorar a concentração, a saúde, o bem-estar e, automaticamente, o clima da organização. As práticas de yoga, por exemplo, são poderosas para aumentar a concentração e aliviar as tensões do dia a dia. Além disso, a meditação auxilia os colaboradores a lidarem melhor com as emoções e os sentimentos relacionados ao ambiente de trabalho.
Ofereça apoio psicológico com profissionais da área
Disponibilizar atendimento psicológico nas empresas é fundamental para manter e acompanhar a saúde mental dos funcionários. Oferecer apoio psicológico é uma maneira de ajudar os profissionais a lidarem com suas fontes de estresse e problemas na instituição.
Entenda a satisfação dos colaboradores
Entender e medir a satisfação dos colaboradores é uma forma de a empresa otimizar os trabalhos e alcançar resultados satisfatórios. Investindo, principalmente, no clima organizacional e no reconhecimento profissional, a instituição consegue manter os colaboradores motivados e engajar a equipe.
Evite a sobrecarga de trabalho
A sobrecarga de trabalho é uma das principais razões de estresse e do surgimento de doenças, como a síndrome de burnout. Para evitar esse tipo de problema, algumas iniciativas podem ser tomadas, como delegar melhor as funções entres os colaboradores, promover treinamentos, organizar os objetivos, criar cronogramas e definir prioridades.
Portanto, transtornos como a ansiedade e a depressão podem ser considerados doenças ocupacionais. Por isso, os cuidados com a saúde mental são fundamentais para manter em bom estado a condição física e mental dos colaboradores e, consequentemente, melhorar o clima e os resultados da organização.
Gostou do post? Curta a página da KF Medicina do Trabalho no Facebook e fique por dentro de todos os programas para promover e proteger a saúde do trabalhador!