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Confira 5 dicas para reduzir o estresse no trabalho!

Posted on 12 de janeiro de 201824 de julho de 2018 by KF MEDICINA DO TRABALHO
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jan
Tudo o que você precisa saber sobre LER e DORT!

Crise econômica gera redução de gastos, que gera diminuição de equipes, que gera funcionários sobrecarregados e estressados. O estresse no trabalho pode prejudicar e originar diversos problemas de saúde. Segundo dados da Previdência social, essa é a terceira maior causa de faltas e afastamentos.

Os primeiros sintomas de estresse são insônia, mudanças frequentes de humor, dores na coluna, dificuldade de concentração, baixa imunidade e dores de cabeça. Além disso, horas extras, acúmulo de função, risco de demissão e pressão são fatores que podem agravar esses sintomas.

Todos estão expostos à situações de estresse na rotina de trabalho e isso pode diminuir o desempenho e comprometer a qualidade de vida. Confira, a seguir, algumas dicas simples para acrescentar na rotina de trabalho e proteger a saúde. Acompanhe!

1. Respire fundo

Já percebeu que o ritmo da respiração muda conforme o sentimento dominante no momento? Raiva e ansiedade, por exemplo, deixam a respiração acelerada. Mas a boa notícia é que é possível fazer o caminho contrário. Ou seja, acalmar a respiração para diminuir uma emoção negativa.

Existem técnicas de respiração ensinadas em aulas de ioga que ajudam nesse processo e é possível encontrar as instruções em uma pesquisa rápida na internet. A respiração como alternativa para reduzir o estresse no trabalho é uma tática eficiente, gratuita e é algo que você pode fazer a qualquer momento, sem que ninguém perceba.

2. Saiba dizer não

Fuja da necessidade de agradar sempre, e de ser uma pessoa hiperprodutiva e multitarefa. Afinal, essa é a receita para o estresse! Por isso, aprenda a reconhecer e respeitar os seus limites, delegue tarefas quando possível e recuse propostas quando necessário. Vale mais a pena investir na qualidade das tarefas executadas do que na quantidade de serviço acumulado — a sua saúde agradece!

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3. Faça pausas

Você pode utilizar a técnica de Pomodoro na sua rotina. Esse é um método de controle de tempo desenvolvido na década de 1980, com o objetivo de aumentar a agilidade mental por meio de pausas programadas.

Funciona assim: você faz uma lista de tarefas que precisa executar ao longo do dia, determina quantos minutos serão dedicados de concentração total, e qual o período de intervalo até a seguinte tarefa. Em geral, a técnica Pomodoro indica 25 minutos de dedicação plena a uma determinada tarefa, seguidos por cinco minutos de descanso.

4. Alongue-se

Você também pode aproveitar algumas das pausas planejadas na dica anterior para levantar da cadeira e esticar o corpo. Passar muito tempo na mesma posição provoca dores, inchaços e doenças. Acredite, poucos minutos por dia dedicando atenção para o seu corpo farão uma grande diferença na sua rotina!

5. Cuide-se

Alimentação saudável, exercícios físicos e boas noites de sono são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo — é como diz a famosa frase: corpo são, mente sã. Para complementar esses cuidados, cuide da sua saúde física e proteja a sua saúde mental com momentos de lazer e boas companhias.

Lembre-se de que você não está só e converse sobre o assunto, buscando ajuda sempre que precisar. O estresse no trabalho afeta pessoas de todas as idades e que trabalham em todos os setores.

Por isso, compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ter mais qualidade de vida no trabalho!

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