Antes de mais nada, é preciso entender que o objetivo da medicina do trabalho é prevenir e tratar as doenças provocadas pelo exercício ocupacional. Dessa forma, quando se investe corretamente em medicina do trabalho, é possível observar um aumento na qualidade de vida dos funcionários e, como consequência, uma diminuição na taxa de faltas e afastamentos.
Nesse sentido, suas vantagens são grandes para a gestão de empresas — bem como para toda a equipe. Afinal, mais do que apenas seguir as leis trabalhistas, a medicina do trabalho ajuda a ampliar os resultados da rotina empresarial ao promover o bem-estar de cada membro da equipe.
Então, se esse termo te gera dúvidas ou é novidade para você, vale a pena conferir as dicas deste post para saber como aumentar a produtividade com ações da medicina do trabalho! Boa leitura!
Como aumentar a produtividade com ações da medicina do trabalho?
Um funcionário que encontra um ambiente de trabalho confortável, seguro e limpo, certamente terá mais foco e produtividade. Para possibilitar isso, a empresa precisa observar todos os detalhes que fazem parte da rotina: horário de trabalho, conforto dentro do escritório, qualidade dos equipamentos, e tudo mais que envolva o bem-estar da equipe.
Como prevenir acidentes no ambiente de trabalho?
Em caso de acidentes laborais, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), presta atendimento imediato, investigando como ocorreu o caso. No entanto, é sempre melhor prevenir e apostar na segurança.
Para tanto, é importante que os trabalhadores sejam corretamente treinados para a função a que foram designados. Além disso, é preciso disponibilizar os equipamentos necessários para cada função. Lembre-se: um funcionário seguro poderá produzir suas tarefas com tranquilidade e qualidade.
Com promover a qualidade de vida dos funcionários?
Os resultados de uma vida focada apenas em responsabilidades são: estresse e ansiedade — as portas de entrada para outros problemas que prejudicam a saúde dos funcionários. Logo, para evitar esse risco, é importante que a empresa valorize a saúde dos funcionários.
Aqui vale investir em ginástica laboral, por exemplo, ou até em dias extras de férias para quem conseguir perder peso. O que importa é que, com qualidade de vida, dentro e fora do escritório, o trabalhador terá mais foco para desempenhar suas atividades.
Como avaliar a saúde mental da equipe?
O primeiro passo para essa avaliação é manter a comunicação aberta. Afinal, os funcionários precisam saber que estão em um ambiente seguro caso precisem falar sobre saúde mental.
Ainda assim — como nem sempre uma pessoa doente consegue conversar abertamente sobre o tema — os membros do RH (Recursos Humanos) precisam ficar atentos aos sinais que indicam algum alerta, como atrasos, faltas e mudanças de comportamento.
Estresse e ansiedade são mesmo os males do século, e é preciso que todos se unam para combater essas dificuldades, mantendo um ambiente de trabalho tranquilo para a equipe.
Enfim, gostou deste post? Agora que você já sabe como aumentar a produtividade com ações da medicina do trabalho, aproveite para ler também um pouco mais sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)!