Avaliações Ambientais
Após o mapeamento dos riscos ocupacionais dos nossos Clientes, ação necessária para a elaboração do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais da Empresa, definimos quais os riscos ocupacionais são quantitativos e quais são qualitativos.
Riscos Ocupacionais Quantitativos são aqueles passíveis de medição, exemplo: ruído, poeira mineral, fumos metálicos, benzeno, dentre outros.
Já os Riscos Ocupacionais Qualitativos são aqueles não passíveis de aferição, ou seja, são riscos reconhecidos por constatação da ocorrência na atividade laboral, exemplo: Risco Biológico nas atividades dos profissionais de saúde.
A KF Medicina do Trabalho realiza todas as avaliações ambientais dos riscos ocupacionais quantitativos, necessárias ao seu PGR, em conformidade com a NR9 e utilizando as metodologias da NR15 e seus anexos, Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.
As avaliações de ruído, poeira mineral, poeira metálica, fumos metálicos, BTX, calor, iluminância, produtos químicos, dentre outros, são realizadas por profissionais habilitados, com uso de aparelhos modernos, previamente calibrados e as análises químicas realizadas em laboratórios acreditados pelo INMETRO.
Realizamos as aferições técnicas dos riscos ocupacionais quantitativos, comparamos os resultados encontrados com os parâmetros definidos na NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, definindo os cargos/funções em que é cabível o pagamento do adicional de insalubridade.