Você sabia que os transtornos mentais relacionados ao trabalho estão entre os motivos mais frequentes de afastamento de colaboradores? É claro que a causa de alguns deles não é necessariamente ligada ao trabalho, porém, você, profissional de RH, deve atentar até mesmo para os problemas pessoais dos colaboradores, uma vez que afetam o rendimento da empresa da mesma forma.
Isso é ainda mais importante considerando o aumento do número de casos de transtornos mentais nos últimos anos, principalmente decorrente da pandemia, que ainda impacta nossas vidas de diversas formas devido às sequelas deixadas.
Dessa forma, para que você entenda um pouco melhor sobre os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho, trouxemos alguns dos principais. Veja a seguir!
1. Depressão
A depressão é uma das doenças cujo número de pessoas diagnosticadas é maior em 2022 em relação a antes da pandemia. Ela pode causar tanto um aumento no absenteísmo quanto queda na produtividade dentro da empresa.
A organização, portanto, pode tomar algumas atitudes para ajuda nessa questão, como a realização de palestras com diversos assuntos a favor da saúde mental dos colaboradores (importância das atividades físicas, por exemplo), a contratação de uma empresa de consultoria para tais questões de saúde, entre outros.
Além disso, pense que um ambiente que envolve muita pressão em cima de seus funcionários, ou até mesmo situações de humilhação, certamente não ajuda na questão da depressão, sendo necessário trabalhar a harmonia dentro da empresa.
2. Síndrome de Burnout
O Ministério da Saúde define a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissionalcomo “um distúrbio emocionalcom sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”.
A pressão no trabalho é uma das grandes causas desse transtorno, e é claro que esta é quase inevitável em algumas profissões, como na medicina, por exemplo. Mas, muitas vezes, alguns líderes causam essa pressão excessiva e desnecessariamente. Por isso, o ideal, novamente, é trabalhar a harmonia dentro da empresa, de forma que todos se sintam à vontade com seus colegas de trabalho.
Por outro lado, há situações em que é o próprio profissional quem se pressiona. Nesse caso, é interessante que se incentive um tratamento psicológico, por exemplo. Proporcionar momentos de descontração durante a jornada de trabalho também é algo a se considerar.
3. Ansiedade
A ansiedade no trabalho está muito ligada à existência de prazos para entrega de tarefas (normalmente curtos), às metas muito difíceis de serem alcançadas, fora a quantidade excessiva de tarefas. Outra coisa que tem ajudado muito a piorar esses aspectos é o home office, em que diversos profissionais extrapolam o horário de expediente e mandam mensagens sobre trabalho a qualquer momento, fazendo com que a pessoa que a recebe não consiga aproveitar momentos de folga. Esse é um limite que a empresa deve definir bem.
Como dissemos ao longo do texto, os transtornos mentais relacionados ao trabalho afetam negativamente a empresa ao trazer problemas como o absenteísmo. Sendo assim, não deixe de olhar com mais atenção esses pontos para trazer mais qualidade de vida aos seus colaboradores e, consequentemente, melhores resultados para a empresa — até porque o negócio depende de seus funcionários estarem realizando bem as suas tarefas.
Sabendo de todos os malefícios que os transtornos mentais trazem para a empresa, confira como evitá-los na sua: veja Afinal de contas, o que é work life balance? Entenda!