Serviços - ppra

O que é?

O PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e trata-se da parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO previsto na NR-7.

COMO A KF PODE AJUDAR?

Através de cursos, palestras e textos informativos a KF Medicina do Trabalho irá auxiliar e aboradar junto à sua empresa todas as informações necessárias para ajudar a implantar o PPRA e como desenvolvê-la adequadamente para que seus funcionários tenham dimensão da importância e responsabilidade da segurança no trabalho.

Quem deve fazer o PPRA?

Conforme estabelece a norma regulamentadora nº 09 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais) do Ministério do Trabalho e Emprego, cabe a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, a elaboração e a implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

O QUE ESTÁ INCLUSO NO PPRA?

Sua estrutura básica inclui:

-> Planejamento anual com estabelecimento de metas;

-> Prioridades e cronograma;

-> Estratégia e metodologia de ação;

-> Forma do registro;

-> Manutenção e divulgação dos dados, periodicidade;

-> Forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

QUAIS ETAPAS DO PPRA DEVEM ESTAR INCLUSAS NO DOCUMENTO BASE?

-> Antecipação e reconhecimento dos riscos;

-> Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

-> Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

-> Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

-> Monitoramento da exposição aos riscos;

-> Registro e divulgação dos dados.