Serviços - pcmso

O que é?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é definido pela Norma Regulamentadora de número sete do Ministério do Trabalho e Emprego. Este programa visa a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce de problemas de saúde relacionados ao trabalho. O PCMSO é obrigatório para todas as empresas, independente do número de funcionários e do ramo de atividade, e faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas previstas em outras normas regulamentadoras que, juntas, visam a preservação da saúde do trabalhador.

COMO A KF PODE AJUDAR?

Através de cursos, palestras e textos informativos a KF Medicina do Trabalho irá auxiliar e aboradar junto à sua empresa todas as informações necessárias para orientação do PCMSO e como desenvolvê-lo adequadamente para que seus funcionários tenham dimensão da importância e responsabilidade da segurança no trabalho.

QUAL O OBJETIVO DO PCMSO?

O PCMSO estabelece a realização de exames médicos admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional. Assim como tem o objetivo prevenir, monitorar e controlar possíveis danos a saúde e integridade do empregado e detectar riscos prévios, especialmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao trabalho.

Assim como o PPRA, o PCMSO deve ser realizado mesmo se a empresa possuir apenas um funcionário, também no caso se o mesmo for o próprio proprietário, afinal, ele também está exposto a riscos.

QUAIS SÃO ESTES EXAMES?

Exame admissional: é realizado antes que o colaborador seja contratado pela empresa, para avaliar suas condições de saúde, seus antecedentes pessoais e profissionais.

Exame periódico: é realizado em todos os colaboradores, periodicamente e de acordo com o PCMSO.

Exame demissional: deverá ser realizado até a data da homologação.

Exame de mudança de função: este será realizado somente se ocorrer alteração do risco. Pode ocorrer a troca de função na empresa sem mudança de risco e assim, não haverá necessidade do referido exame.

Exame de retorno ao trabalho: No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

ASO: É o encerramento de todo um processo de diagnóstico médico-ocupacional.